Se “Cry Macho” for o último filme de Clint Eastwood, faz sentido

Faroeste em cartaz na HBO Max tem como protagonista caubói que anda com chapéu na cabeça, mas sem arma na cinta

A certa altura do filme “Cry Macho”, uma família está pronta para jantar. O cozinheiro é Mike, caubói que fez fama em rodeios muito, muito tempo atrás. Agora, ele é só um velho mal-humorado que lida com a vida como se ela fosse uma sequência interminável de aporrinhações. Mas pelo menos o jantar parece ser uma exceção.

Ele serve a comida e assume seu lugar à mesa. E é nesse momento que o velho caubói arrasta a cadeira pelo espaldar, apoia a mão esquerda na mesa e, por três longos segundos, cede devagarinho até sentar. Bem devagarinho, como a pessoa de idade que ele de fato é.

Seria uma cena trivial se o homem velho de movimentos lentos, aquele senhor frágil, não fosse Clint Eastwood. Nunca o autor se mostrou tão vulnerável – e já não era sem tempo.

Faz décadas que Eastwood interpreta personagens velhos e ranzinzas, mas eles eram sempre cheios de brios. Sempre com um último serviço a fazer. Em alguns casos, o serviço envolvia uns tiroteios aqui e ali. A situação é diferente em “Cry Macho”. Essa é a primeira vez que Eastwood, que também dirige o filme, aparece com um chapéu de caubói na cabeça, mas sem uma arma na cinta. Numa história em que nenhum tiro é disparado.

Não se pode dizer que Mike é cheio de brios. Porém, ele também tem um último serviço a fazer: buscar um adolescente no México e trazê-lo para o Texas. O garoto é Rafael, filho do fazendeiro que ajudou Mike no pior momento de sua vida, quando ele perdeu a esposa e o filho em um acidente de carro. Rafo está sendo explorado pela mãe mexicana da pior maneira possível, daí o pai querer resgatar o rebento.

Mike pega sua caminhonete, encara a estrada e encontra Rafo no submundo de uma cidadezinha mexicana. Para escapar dos abusos da mãe, o guri vive nas ruas, ganhando dinheiro em rinhas com a ajuda de seu bicho de estimação: um galo chamado Macho.

O galo, imagine você, é uma metáfora pouco sutil e às vezes engraçada. Os americanos usam cock também para se referir ao pênis. Que o cock se chame Macho é só uma das piadas possíveis com o bicho, algumas delas feitas pelo próprio filme.

O trio Mike, Rafo e Macho pegam a estrada de volta para os Estados Unidos. É na estrada que boa parte da história se desenrola. Num diálogo-chave, Rafo começa dizendo que Mike era alguém importante no passado porque frequentava rodeios, montava touros e domava cavalos. “Você era forte. Macho. E agora você não é nada”, diz o menino.

“É”, diz Mike. “Eu era várias coisas, mas não sou mais. E vou te contar uma coisa: isso de ser macho é besteira. Funciona para ele [o galo], mas é besteira.”

Mike está ao volante, olhando para a estrada: “É como tudo na vida. Você acha que sabe as respostas. Mas, quando fica velho, se dá conta de que não sabe resposta nenhuma. E você só entende isso tarde demais.”

Quem está dizendo isso é Mike Milo, um caubói que viu sua carreira terminar depois de fraturar a coluna ao cair de um cavalo. Mas não se pode ignorar que quem está dizendo isso também é Clint Eastwood: “Isso de ser macho é besteira”.

Ver esse senhor frágil de 91 anos em sintonia com os tempos atuais é impressionante. Se esse for seu último filme, terá sido uma bela despedida.

“Cry Macho” acabou de estrear no serviço de streaming da HBO Max.

Sobre o/a autor/a

46 comentários em “Se “Cry Macho” for o último filme de Clint Eastwood, faz sentido”

  1. Jaime Carneiro Costa

    Confesso que de início achei meio estranho ver o Clinit se arrastando durante o filme, mas, consegui entrar no clima da história e sinceramente gostei do filme. Por outro lado, penso que seria bom assistir um filme onde ele fizesse reflexões de toda uma vida como caubói, já aposentado, extraindo lições das amizades, das desventuras e no amor, acho isso daria um bom enredo. Mas, Clinit Eastwoond, é incrível aos 91, de um modo diferente, mas, é.

  2. Excelente filme um pouco diferente do estilo Clint Eastwood. É necessário ter senso cognitivo, senão fica difícil. Nessas condições é melhor assistir os Vingadores, Thor e outras referências do gênero.

  3. Claudionor Ferreira

    O filme é bem fraco e arrastado.
    Se esta for a despedida de Clint Eastwood, será triste. Merecia uma despedida melhor.
    Fez grandes filmes.
    Mas realmente os anos já pesam nos seus simples movimentos e caminhar

  4. Tenho 51 anos. O filme é bom e eu namoraria Clint Eastwood, mesmo com a idade que tem! Clint sempre foi um homem atraente por sua postura. Assisti todos os filmes dele.
    O autor do texto quis dar uma lacrada básica nessa história de “não ser macho”, distorcendo a mensagem do filme. Clint Eastwood sempre atuou e dirigiu na mesma linha, o macho comedido. O que ele tentou passar no filme foi a não violência para o garoto, que, já novo, estava praticamente perdido numa vida errada e tinha um conceito errado de ‘ser macho’. Mas Clint o ensinou a ser macho com brios. Como ser um homem HOMEM, até nas brincadeiras com o amigo barbeiro.

  5. Excelente filme, de um excelente e extraordinário ator e produtor..
    Otima matéria aqui feita !! Parabéns.

    Quanto aos comentários contrários são exatamente mais mi mi mi dessa geração mimada, fraca e vazia que esta acabando com o mundo !!

  6. Clint Eastwood está para o cinema assim como Charlton Heston, Yul Bruner, Jack Palance, Marlon Brandon, e vários e vários outros, todos atores de primeira qualidade e filmes sensacionais, quando cinema era top, minha mãe me contou que quando lançou os 10 Mandamentos no cinema, fazia fila no antigo cine Marabá para Assistir o filme, perto de casa, no Ipiranga tinha o Cine Samarone, e Cine Anchieta, de domingo lotava, a gente ia assistir os filmes de Bruce Lee, Cinema era tudo de bom

  7. José Teófilo Bittencourt

    Clint Eastwood sempre foi um ótimo diretor,mas é um ator medíocre. Pena que ele nunca percebeu isso. Apenas Sérgio Leone conseguiu tirar algum carisma dele como ator. Nada além disso.

  8. Parabéns, Clint. Vc já mostrou que é macho. Agora está descansando !!! Se chegarmos como vc chegou aos 91, vai ser a maior vitória do mundo !!! O filme pode ser meio capenga, mas quem não é aos 80, 81 … 91 … hein ?!?!??

  9. ADILTON DOS SANTOS

    Adoro os filmes dele, mas esse não consegui terminar, tem tempo pra tudo, o Stallone não dá pra fazer mais o Rambo ou Cobra, assim como Ford fazer o Indiana Jones etc, infelizmente é o curso da natureza e o que fica é a memória do grande ator , diretor e produtor .

  10. Ser afeminado, fraco e fresco é besteira. As mulheres na Europa estão sofrendo com imigrantes porque o macho europeu morreu, virou um ser patético, que quer agradar ao feminismo histérico.
    Não há nada mais nojento que um macho fraco. O filme de Eastwood é só mais una baboseira ideológica na guerra pela desconstrução do masculino.
    É um lixo, igual aos lixos de machinhos modernetes que precisam de aprovação negando sua própria natureza.

  11. Helio Aparecido dos Santos

    Clint Eastwood é um ator que sempre admirei, assisti vários filmes seus, e admiro demais aos 91 anos estar na ativa. Não vi o filme ainda, mas alguns comentários aqui são de mente pequena, críticas sem nexo à estrela que é o ator.

  12. Almir Ivan Borges

    Esses caras que criticam estão acostumados à pancadaria e tiroteios e ao verem um filme de Eastwood em que isso não ocorre, ficam entediados. Não captam a óbvia mensagem do filme, que também poderia ser encontrada no Livro de Eclesiastes de Salomão (machismo e tudo o mais)” é vaidade” e “correr atrás do vento”. Não precisa chegar à idade de Eastwood para entender isso. Esse processo ocorre em diferentes fases da vida, variando de pessoa para pessoa. Basta ter um pouco de atenção e inteligência para captar a essência do filme, mas inteligência e sensibilidade são artigos raros ou como disse um certo inteligente, “as profundezas do espírito nunca estão superlotadas”.

  13. Muitas críticas sem noção e coerência com a história do ator, quero ver esses críticos aos 91 de idade, se aos 80 já estarão na idade do pombo, só caga.

  14. Com a idade que tenho 66 anos, assisti todos os filmes Clint Eastwood, o meu pai na década de 60 e 70 era fã dele, e me contava o filme quando chegava em casa, eu passei a ser fã antes de assistir, quando comecei procurei assistir os filmes que meu pai assistiu e os demais, sou fã dele. Este filme pode não ser o dos melhores, mas para a idade dele, muitos por aí estão aposentados, dou meus parabéns como ator e diretor.

  15. MARA RUBIA CEDRO MOREIRA MOREIRA

    Só pelo fato de Clint dirigir e atuar aos 91 anos,sendo ele mesmo,um idoso,já é ser muito Macho e louvável por ele ainda não ter saído de cena.Bravo,bravo,bravo e bravo Clint.

  16. Você é um abutre um crítico de cinema? O tom do texto é o mesmo de uma hiena à espera da presa a sucumbir.

    Ademais, você não tem visto os trabalhos do Eastwood dada a profusão de lugares comuns.

  17. Cleris Claudio Konrad

    Com uma carreira brilhante, Eastwood lembra que tudo passa, e serve como reflexão para quando não se tiver mais o vigor da juventude. Este vigor tem que, a partir desses momentos, ser buscado na mente. Outro filme de que gostei a respeito dessas situações foi ” Luke ” Uma boa tarde a todos !

  18. Como são exigentes os brasilinos!..Talvez o rigor e os preconceitos contra idosos sejam fruto do fato de ser americano,de direita e competente.Ninguem tem o direito de relevar nada.Quem nasce para tropa de elite não deve se aventurar a comentar quem venceu.

  19. Jakson B P Junior

    O autor da crítica deseja uma desmachificação de Clint Eastwood, mas não é errado ser macho como nos filmes anteriores (um herói sem boas maneiras).

    Clint diz que ser macho como o Rafael deseja é besteira, à margem da lei, vivendo fora da realidade, s em honra.

    Ser macho machista realmente é burrice, ser corajoso não.

  20. Ah claro. Tem sempre que dar aquela LACRADA básica né. Ser macho é besteira. Bonito é ser afeminado e sensível né. Querem que os homens deixem de ser homens para se igualar as mulheres. Todos sensíveis e chorões. E na hora do trabalho duro, quem vai pegar no pesado? As sapatões? Ah essas sim podem ser machos né

  21. Luiz Antônio Leão

    Olha este cidadão tem muito respeito, se o filme é fraco más ele é guerreiro,aos 91 anos estar ativo parabéns pois fez muito filme de Bang Bang que assisto até hoje!

  22. Filme fraco assim como essa crítica! Querem achar pêlos em ovo! Ahh e teve tiro sim. Tomara q não seja o último filme do Clint pois terminar a carreira com esse seria injusto.

  23. Porcaria de texto. Deu spoiler do filme todo, junto com uma leitura errada da fragilidade de Clint. Porque não exaltou a cena em que ele doma um potro selvagem. Foi um dublē, óbvio, mas a cena é dele.

  24. Paulo Maurício de Oliveira Casanova.

    Vejo todos os filmes dele, junto do meu pai, pra nós foi o filme mais fraco de todos feito pra ele. Esperávamos mais, mas a idade nesta fase pesa muito.

  25. JORGE MANOEL NUNES BRANCO

    Parece um esqueleto andando, foi um excelente ator, carreira brilhante, poderia até atuar, mas não esse tipo de papel.
    Filme dá até p/ assistir, mas é fraco.

  26. Sempre gostei do Clint Eastwood, mas ele passou dos limites nesse filme, o cara está muito velho já, querer dizer que as duas principais mulheres do filme, uma delas com metade da idade dele estavam praticamente se jogando pra cima dele e ainda tentar entrar em luta corporal com o menino quase caindo pra frente foi patético, certas coisas tem limites, ele não tem mais idade para fazer papel de mocinho, desculpem, mas achei muito zoado.

  27. Evaldo Fonseca Longobuco

    Esses que criticaram com veemência o filme não tem o menor respeito pela brilhantíssima carreira de Clint Eastwood. Como ator e diretor.
    E falo porque assisti quase 100% dos seus filmes.

  28. O povo pega pesado com o cara. Com 91 anos vcs queriam o que um filme de sapateado com malabarismo e equilibrismo.
    O cara só quer desenvolver uma história e se mostrar produtivo. Metade do povo aqui inclusive eu nem vou chegar aos 91 anos escrevendo um email. Imagina,atuando e dirigindo um filme. Menos povo

  29. Concordo que o filme é fraco, mas Clint Eastwood merece ser assistido pela grande contribuição que deu ao cinema, e tem que ser admirado por ainda estar na ativa atuando e dirigindo um filme com seus 91 anos!!
    ????

  30. O filme é bastante linear ; sem grandes pretensões; é como assistir filme da sessão da tarde e já ter visto aquilo tudo em outro filme. Simples assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima