“Retilíneo”, espetáculo premiado no Festival de Pinhais, estreia em Curitiba

A peça de teatro fala sobre o genocídio do povo negro com texto escrito por Carlos Canarin

O espetáculo “Retilíneo” faz curta temporada, nos dias 9, 10, 11, 12 e 15 de novembro, no Espaço Obragem em Curitiba. O texto, assinado por Carlos Canarin, fala sobre o genocídio do povo negro e foi criado no Núcleo de Dramaturgia do Sesi/PR, em 2019. A dramaturgia foi finalista do 1ª Prêmio Literário Maria Firmina dos Reis, venceu a 1ª Mostra de Textos Breves do Coletivo “A Digna” em São Paulo-SP, e também ganhou o troféu da 16ª edição do Festival de Teatro de Pinhais, onde finalmente estreou encenada no palco.  

Leia também: O corpo negro de Isabel Oliveira é uma ameaça sim. E isso é ótimo

Enredo

O enredo criado por Canarin, que também dirige a montagem, fala sobre o genocídio do povo negro, que começa desde a escravização com a chegada dos portugueses na África, e da mercantilização e desumanização desses corpos. Com o passar do tempo, esse processo foi adquirindo outras facetas, como o aumento da população carcerária, a morte matada, a violência policial, e também a morte na ordem do simbólico: quando a população morre por perder o direito à palavra ou à escrita, quando não há espaço para as narrativas dos negros. 

Histórias

A peça é dividida em quatro histórias: uma menina africana que vê a chegada das naus portuguesas; um homem escravizado sendo vendido num mercado público brasileiro em 1700; uma mãe que está afastada de seus filhos; e um rapaz que anda pelas ruas voltando de uma festa, quando é abordado por uma viatura policial. No elenco, narrando e encenando essas situações, estão Carlos Canarin, Isabel Oliveira, Kelle Bastos e L. Mazarrotto. 

Espetáculo “Retilíneo”

Peça de teatro independente e a primeira montagem da Batalhão Cia de Teatro.De quinta-feira a sábado (9 a 11), sessões às 18h e 20h; domingo (12), sessões às 15h, 17h e 19h; quarta-feira (15), sessão única, às 19h; no Espaço Obragem (Alameda Júlia da Costa, 204 – Bairro São Francisco). Os ingressos estão à venda através da plataforma Sympla, por R$ 25 (meia, benefício estendido para todas as entradas).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima