Podcast “Vinte mil léguas” vira livro para dissecar “A origem das espécies”

Fósforo e Edições SESC se unem para publicar “As vinte mil léguas de Charles Darwin”, que transforma em prosa a primeira temporada do podcast

O podcast de divulgação científica “Vinte mil léguas” acaba de ganhar uma versão em livro num trabalho conjunto da Fósforo com as Edições SESC. Na verdade, o livro “As vinte mil léguas de Charles Darwin” transforma em prosa a primeira temporada do programa, que falou sobre o percurso feito por Charles Darwin (1809–1882) para escrever sua obra mais famosa, “A origem das espécies”.

Nesse sentido, as escritoras e roteiristas Leda Cartum e Sofia Nestrovski recriam no livro um ambiente em que as ciências humanas, exatas e biológicas ainda não haviam passado pelas divisões e especializações que hoje parecem tão natural. Ao fazer isso, elas usam a inventividade, o talento narrativo e a irreverência que tornaram o podcast sucesso de audiência e crítica.

Darwin

Por meio de histórias dentro de histórias – e também de digressões divertidas –, as escritoras oferecem um panorama dos fatores que permitiram a Darwin formular uma das ideias mais revolucionárias da ciência moderna.

Primeiramente, influências domésticas, como o avô Erasmus, célebre médico e poeta, foram fundamentais. Em seguida, os anos de estudo em Cambridge. E também a experiência a bordo do Beagle e as impressões deixadas pelos países visitados (entre eles, o Brasil). Assim como os encontros de Darwin com as ideias de outros pensadores e a vida na Inglaterra vitoriana.

Sobretudo, outro fator importante para o cientista britânico tem a ver com a forma como essas trocas e experiências coletivas desembocaram na teoria da seleção natural.

Duas entrevistas

Nesse sentido, a edição inclui ilustrações e citações de cartas e trechos dos livros de Darwin que não foram incluídas no podcast. Além da íntegra de duas entrevistas que foram fundamentais para a pesquisa das autoras. Primeiramente, uma com o professor de filosofia da Universidade de São Paulo Pedro Paulo Pimenta, tradutor de “A origem das espécies”. E outra com Maria Isabel Landim, professora e curadora do Museu de Zoologia da mesma instituição.

Hoje, “As vinte mil léguas de Charles Darwin” é também um lembrete oportuno de que é preciso recuperar o espírito de um tempo em que ciência e arte caminhavam juntas.

Livro

“As vinte mil léguas de Charles Darwin”, de Leda Cartum e Sofia Nestrovski. Fósforo/Edições SESC, 320 páginas, R$ 69,90. Ciência.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima