Peça de teatro “Penélope” entra em cartaz no Teatro da Caixa

Com discussões sobre as relações familiares e o papel da mulher na sociedade, a peça da La Lettre Criação faz nova temporada em Curitiba

O espetáculo teatral “Penélope”, inspirado no texto clássico “Odisseia”, de Homero, reestreia na quinta-feira (10), para temporada até 20 de agosto no Teatro da Caixa Cultural em Curitiba. A peça é um projeto independente da La Lettre Criação e fala sobre as relações familiares e as expectativas ao redor do papel das mulheres na atualidade, com texto de Lígia Souza, direção de Nadja Naira, e interpretações de Uyara Torrente e Pablito Kucarz.

Leia também a resenha do Plural sobre o espetáculo: “Penélope” tece no palco um teatro mais poderoso que o panfletário

Enredo

A encenação inicia com o reencontro de dois irmãos após muitos anos sem contato e avança para o resgate de lembranças sobre um passado compartilhado. Os conflitos gerados pelo luto e pela distância, revelam a culpa e o ódio (que ganharam força devido a uma longa ausência). As expectativas sociais dos papéis da mulher enquanto cuidadora e do homem enquanto desbravador livre são colocados em xeque ao longo da obra.

Uma Penélope inspirada em Homero

A autora Lígia inspirou-se na personagem Penélope da Odisseia de Homero, uma mulher que fica 20 anos esperando o retorno do marido Ulisses, que lutava na Guerra de Tróia. “Esse estado de espera, que confina mulheres no espaço doméstico aguardando a volta da figura masculina, parece ter perseguido ‘elas’ por anos”, explica a dramaturga. Porém, em sua versão, os papéis foram repensados, alterando o lugar estruturado e construído socialmente. Em cena, é ele quem permanece cuidando dos pais e da casa em que cresceram, enquanto ela, uma mulher desprendida e viajante, segue e ganha o mundo. 

Teatro independente

A montagem não conta com recursos oriundos de leis de incentivo à cultura ou patrocínio privado, e foi para os palcos apenas com investimento da própria companhia. Para cobrir os custos envolvidos no espetáculo, a produção vende o livro com o texto da obra e também postais exclusivos no hall do teatro.

“Penélope” (Teatro adulto) 

De 10 a 20 de agosto, de quinta-feira a sábado, às 20h, domingos às 19h, no Teatro Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro). Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes da sessão diretamente no local. Duração de 60 minutos, indicada para maiores de 14 anos. Cartões-postais (R$ 5) e livro com o texto da peça (R$ 35) à venda no hall do teatro. Outras informações no Instagram da companhia.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima