O palco do Guairão na sua casa - Jornal Plural
14 jul 2021 - 14h17

O palco do Guairão na sua casa

Rosana Stavis apresenta clássico Psicose 4h48 via Internet neste fim de semana

Quem ainda não conseguiu assistir, ou deseja rever, Psicose 4h48 ganhou uma nova chance. O espetáculo retorna aos palcos em um formato inusitado: o público assistirá à transmissão ao vivo do Guairão, pelo YouTube. As apresentações serão sexta, sábado e domingo (16, 17 e 18 de julho). 

A curtíssima temporada é parte das iniciativas que trazem algo de positivo ao momento atual, como a ampliação do acesso a peças e performances que migraram para o mundo on-line durante o período com os teatros fechados devido à pandemia. É o alento da arte que se faz presente para tornar mais leve o drama em que vivemos. 

Clássico contemporâneo

A peça Psicose 4h48 fez mais de 350 apresentações pelo Brasil e rendeu o Troféu Gralha Azul para a atriz Rosana Stavis, que divide a cena com Eduardo Ramos. É um dos grandes textos da dramaturgia contemporânea, o último da inglesa Sarah Kane, fala sobre a depressão psicótica e o que acontece na mente quando desaparecem as barreiras entre realidade e imaginação. É um texto fragmentado, não linear, algo entre o dramático, o lírico e o narrativo, que só foi encenado após o suicídio da autora, aos 28 anos. 

Para o diretor, Marcos Damaceno, “essa temática é urgente e realmente importante. A cada dia mais pessoas sofrem desse mal e muito pouco ainda se fala sobre isso abertamente”. A peça também apresenta trilha composta por Vadeco, inspirada em uma das bandas favoritas de Sarah, Radiohead, e cartaz criado pelo artista plástico Foca Cruz (1963-2018).

As transmissões ao vivo do Guairão contam com recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc destinados ao setor cultural neste período de pandemia do covid-19, por meio de edital do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo.

SERVIÇO
Psicose 4h48
Teatro com transmissão ao vivo do Guairão
Cia. Stavis-Damaceno
Dias 16 e 17 de julho – sexta e sábado – às 20H 
18 de julho – domingo – às 19H 
Em: youtube.com/marcosdamacenocia 
Gratuito
Duração: 1h10
Não recomendado para menores de 18 anos.

Mais informações: https://www.instagram.com/ciastavis_damaceno/; e https://www.facebook.com/cia.stavisdamaceno/

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias