Cláudio Menandro apresenta no Paiol seu método para aprender cavaquinho

Professor do Conservatório de MPB lança livro de partituras e tocas choros clássicos

Quem for ao Teatro Paiol nesta quarta-feira (27) assistirá a um momento raro: o lançamento de um livro de partituras dedicado exclusivamente para o cavaquinho. Instrumento dos mais importantes na formação da musicalidade brasileira, o cavaquinho tem origens populares, e acaba sendo de certa forma excluído do mundo das partituras. Os clássicos muitas vezes são aprendidos de ouvido, e quem quer aprender não tem um itinerário fácil.

A obra é resultado de um esforço de duas décadas de Claudio Menandro, cavaquinista de renome nascido em Salvador e que veio parar em Curitiba para dar aulas no Conservatório de MPB. “Os alunos não tinham material para estudar e aí tive que eu mesmo ir compondo alguns estudos para resolver isso”, diz ele. Hoje, o material virou praticamente um guia completo para os dois ou três primeiros anos de estudo de aluno.

São 50 estudos, que começam sem exigir muito da técnica e que com o desenrolar da série vão ficando mais elaborados. “Não chegam a ficar virtuosísticos, mas servem para o aluno começar a aprender a técnica e também desenvolver a leitura da partitura”, diz ele. O livro, que será lançado nesta quarta, vem acompanhado de um CD onde as peças são executadas por um pequeno regional, para que os alunos tenham uma ideia de como tudo deve soar.

“Escrevi o acompanhamento para um segundo cavaquinho. Nas aulas, o professor mesmo pode tocar junto para que o aluno tenha uma noção de como fica a música com a harmonia”, diz Menandro. O projeto, segundo ele, foi possível pelo apoio da Fundação Cultural de Curitiba. Quem quiser pode acessar o livro de graça neste site.

O show desta quarta vai apresentar 12 choros tocados por Menandro com acompanhamento de violão. E a segunda metade da apresentação terá choros do próprio compositor e do repertório clássico brasileiro com um regional completo.

Serviço
Cláudio Menandro
Lançamento do livro “50 Estudos para Cavaquinho”
Teatro Paiol. Quarta (27), às 20h
Entrada franca

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima