MUBI faz um tributo ao Mês do Orgulho LGBTQ+

"Orgulho Sem Preconceito: Cinema LGBTQ+" vai apresentar filmes inéditos na MUBI junto de outros que fazem parte do acervo da plataforma

Junho é o Mês do Orgulho LGBTQ+ e, para marcar a ocasião, a MUBI exibe a mostra “Orgulho Sem Preconceito: Cinema LGBTQ+”. De acordo com informações da plataforma, a seleção de filmes procura destacar “filmes inovadores que exploram o vasto espectro de orientações sexuais, identidades de gêneros e perspectivas culturais de cineastas famosos ao redor do mundo, exibindo sua narrativa única e arte cinematográfica”.

Passeando por vários gêneros e abordando diversos temas, a mostra da MUBI vai apresentar histórias de formação, dramas provocantes e documentários relevantes. Há até um título brasileiro (“Inferninho”, de Guto Parente e Pedro Diógenes).

MUBI

Entre os filmes selecionados e que já fazem parte do acervo da MUBI, estão: “Má educação”, de Pedro Almodóvar; “Carol”, de Todd Haynes; “Matthias & Maxime”, de Xavier Dolan e “Great Freedom”, de Sebastian Meise.

A seguir, confira as cinco estreias que ocorrem ao longo do mês de junho dentro da temática LGBTQ+ (as sinopses foram fornecidas pela MUBI).

1. “Playback” (disponível em 7 de junho)

Em Córdoba, Argentina, o fim do regime militar promete uma primavera que não dura muito. La Delpi é a única sobrevivente de um grupo de mulheres transexuais e drag queens. Ela fala sobre como seus shows no porão guiaram a comunidade, e ajudaram na luta contra a aids e a violência da polícia.

2. “Aribada” (disponível em 21 de junho)

No meio da região cafeeira na Colômbia, o monstro ressuscitado Aribada encontra Las Traviesas, um grupo de indígenas transexuais das tribos Emberá. Encantado pela beleza e poder dos espíritos, Aribada decide se juntar a Las Travesias para criar sua própria comunidade transfuturista.

3. “Laurence Anyways” (disponível em 23 de junho)

Nos anos 90, Laurence diz a Fred que ela se identifica como uma mulher. Ao longo de dez anos, apesar das probabilidades, e apesar um do outro, o casal enfrenta o preconceito dos amigos, ignora o conselho de suas famílias, e enfrenta o fanatismo da sociedade que ofende.

4. “The Strong Ones” (disponível em 26 de junho)

Lucas viaja para visitar sua irmã em uma remota cidade do sul do Chile, antes de ir viver no Canadá. Em frente ao oceano e à névoa, ele conhece Antonio, o contramestre de um navio de pesca local. Quando um intenso romance surge entre os dois, a relação vai forçá-los a encarar a realidade.

5. “Girlfriends and girlfriends” (disponível em 28 de junho)

Elas têm 30 anos, mas vivem como quando estavam aos vinte, apesar de estarem muito velhas para jovens promessas. Elas estão apaixonadas pelo amor, porém, em sua busca, destroem uma a outra, vagando de ex-namorada para ex-namorada nos banheiros, camas e ruas de Barcelona.

Onde assistir

A mostra “Orgulho Sem Preconceito: Cinema LGBTQ+” será exibida pela MUBI ao longo do mês de junho.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima