Em “Licorice Pizza”, um adolescente se apaixona na Califórnia dos anos 1970

Paul Thomas Anderson decidiu fazer uma comediazinha leve sobre suas memórias de juventude e terminou com um dos filmes mais legais do ano

O homem fez o maior épico do cinema neste século, mas agora ele resolveu fazer algo mais leve. Uma comédia sobre um jovem esquisitão de 15 anos (com todas as espinhas que isso implica) apaixonado por uma garota dez anos mais velha (ela também, meio esquisitona).

Trata-se de Paul Thomas Anderson, diretor de “Sangue negro” (2007), um épico com Daniel Day-Lewis de bigode explorando petróleo loucamente. Pois Anderson estava com vontade de fazer um filme sobre a Califórnia de sua juventude, no início dos anos 1970, quando os cinemas estavam exibindo “Garganta profunda” (1972) e quem quisesse comprar um disco bacana deveria procurar uma das lojas da rede Licorice Pizza, de Sam Goody.

O motivo para o filme se chamar “Licorice Pizza” não faz parte do filme, mas está na web (e a história de Goody, na Wikipedia). Mas isso não importa. O que importa é que, quando um cineasta como Paul Thomas Anderson decide fazer uma comediazinha divertida, ele acaba fazendo um dos filmes mais legais do ano. E essa não é só a minha opinião, mas também da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood que indicou “Licorice Pizza” ao Oscar 2022 de filme, direção e roteiro original.

Catataus

Se fosse um escritor, Anderson seria um autor de catataus de mil páginas. Como é um diretor de cinema, ele narra a história sem pressa, prestando atenção em detalhes, inserindo temas que se repetem ao longo do filme.

O tema mais legal de “Licorice Pizza” é o fato de os personagens estarem sempre em movimento: eles correm, caminham rápido, dirigem carros (até quando não têm idade para isso), dirigem caminhões (até quando não tem gasolina para isso) e correm mais um pouco…

Esse movimento todo de Alana Haim e Cooper Hoffman talvez seja para compensar os passos miúdos que a história dá. Porque, na verdade, do início ao fim do filme, um monte de coisas acontece, mas são eventos aleatórios e bizarros. A trama em si continua simples: do adolescente que se apaixona por uma garota mais velha que não quer saber dele.

Tanto Alana quanto Cooper não tinham experiência anterior com filmes. Ele é filho de um ator famoso (Philip Seymour Hoffman, morto em 2014). Ela toca guitarra na banda de rock Haim, ao lado das irmãs, e chegou a fazer alguns videoclipes (a maioria dirigida pelo próprio Paul Thomas Anderson).

A inexperiência dos dois protagonistas acabou funcionando a favor do filme. Existe uma mistura de autenticidade e energia que faz de “Licorice Pizza” um mimo.

Cinema

“Licorice Pizza” estreia nos cinemas nesta quinta-feira (17).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima