Itamar Vieira Junior lança  “Salvar o fogo” nas Livrarias Curitiba

Novo romance do autor de "Torto arado" tem uma mulher como protagonista e aborda a violência e o racismo que cercam a posse da terra

Depois do sucesso de “Torto arado”, livro que vendeu mais de 160 mil cópias até aqui e conquistou prêmios importantes como o Jabuti e o Oceanos, ambos em 2020, Itamar Vieira Junior lança um novo romance, chamado “Salvar o fogo”, pela editora Todavia. 

A expectativa que cerca “Salvar o fogo” é tão grande que o escritor está fazendo uma turnê de lançamento pelo Brasil. E essa turnê chega a Curitiba nesta semana. Itamar Vieira Junior participa de um bate-papo e de uma sessão de autógrafos de “Salvar o fogo” na próxima sexta-feira (19), às 19h, na loja das Livrarias Curitiba dentro do ParkShopping Barigui.

O evento é gratuito e aberto para o público. Porém, quem quiser pegar um autógrafo do autor, terá de retirar uma das 200 senhas que serão distribuídas a partir desta terça-feira (16), no caixa da loja onde será o lançamento. A organização informa que cada senha é individual e dá direito a somente um autógrafo. Além disso, ainda segundo os organizadores, o autor baiano dará autógrafos apenas em livros.

Itamar Vieira Junior

O novo romance, que pretende reafirmar Vieira Junior como “um dos maiores contadores de histórias da língua portuguesa”, segundo a apresentação da obra feita pela Todavia, se concentra na personagem Luzia do Paraguaçu.

Luzia mora com o irmão e o pai em um povoado à beira do rio Paraguaçu, no interior da Bahia. Chamado de Tapera, o povoado de origens afro-indígenas é formado por agricultores, ceramistas e pescadores. 

Na mesma área, há um mosteiro, que representa o poder da Igreja Católica – um poder que pesa sobre os habitantes de Tapera.

“Salvar o fogo”

“Salvar o fogo” tem características parecidas com as de “Torto arado”, inclusive nas passagens fantásticas que remetem a um tipo de realismo mágico. Logo no começo da história, um dos personagens começa um incêndio que está consumindo a casa onde mora Luzia. Quando ele entra na casa, encontra Luzia agachada, talvez respirando a fumaça do incêndio.

A cena que se segue tem o estilo poético que caracteriza a prosa de Vieira Junior: “Diante de Luzia havia um pedaço de madeira crepitando. Uma fagulha em meio à brasa. Ela parecia enfeitiçada. Carregou a tocha até a porta. Mas, antes de sair, abriu a boca e engoliu o fogo, como se precisasse guardá-lo”.

Com “Salvar o fogo”, Itamar Vieira Junior trata das relações entre a religião, o racismo e a posse da terra. E mais uma vez procura falar sobre uma parte do Brasil – e do povo brasileiro – que recebe pouquíssima atenção. 

Livro

“Salvar o fogo”, de Itamar Vieira Junior. Todavia, 320 páginas, R$ 76,90. Romance. 

O lançamento do livro terá um bate-papo com o autor e sessão de autógrafos na loja das Livrarias Curitiba que fica no ParkShopping Barigui (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê). Nesta sexta-feira (19), às 19h. A entrada é gratuita.

Para quem quiser um livro autografado, serão distribuídas 200 senhas no caixa da loja que será palco do evento, a partir desta terça (16). Cada senha dá direito a um autógrafo e os autógrafos serão dados apenas em livros.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Itamar Vieira Junior lança  “Salvar o fogo” nas Livrarias Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima