Festival Filmelier estreia nos cinemas com ótima seleção de filmes inéditos

Evento ocupa salas de cinema em Curitiba e conta com produções de vários países, mas é a França que se destaca

Uma parceria entre várias distribuidoras do país, orquestrada pela Sofá Digital, montou uma seleção de 20 filmes inéditos no Brasil para exibição em salas de cinema do Brasil inteiro. É o primeiro Festival Filmelier no Cinema. Em Curitiba, a programação – encabeçada por filmes franceses de primeira – será exibida nas telas do Cineplex Batel, do Cinépolis Batel e do Cinemark Mueller.

O Filmelier começa na próxima quarta-feira (19) e vai até o dia 10 de maio. Você pode conferir a programação completa no site do festival, com o trailer de cada filme. Os dias e os horários de todas as sessões já estão disponíveis, basta selecionar a cidade e o cinema, e clicar em “buscar”.

Embora a seleção tenha reunido filmes de vários países, são as produções da França que chamam mais atenção. O Filmelier exibe “A sindicalista”, novo trabalho da gigante Isabelle Huppert (embora ela só tenha um metro e sessenta) que acabou de estrear no circuito francês. A história é baseada em fatos e fala de Maureen Kearney, uma representante sindical que desafiou a indústria nuclear francesa ao revelar acordos secretos – e ser violentamente punida por isso.

Outra produção francesa, ou melhor, superprodução, traz o astro Omar Sy no papel de um pai senegalês que se engaja na Primeira Guerra Mundial para ir atrás do filho de 17 anos, recrutado à força para lutar pelos franceses. “Herói de sangue” é a maior bilheteria da França em 2023.  

O Festival Filmelier exibe ainda os trabalhos mais recentes de pelo menos dois cineastas importantes: “Sem ursos”, do iraniano Jafar Panahi; e “Uma noite em Haifa”, do isralense Amos Gitaï.

Festival Filmelier

Para conferir a programação completa da mostra, acesse a página oficial do evento (aqui), selecione “Curitiba” nas cidades e clique em “Buscar”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima