18 fev 2019 - 0h00

Ensaio fotográfico: Nicole Lima e tudo que é provisório

Nicole Lima fotografa cenas provisórias, objetos passageiros, gambiarras da cidade com seu celular.

Nicole Lima é um misto de fotógrafa e acadêmica. Muitas vezes seu trabalho de artista plástica usa a foto como primeiro insumo como algo maior. Em outras vezes, é um projeto mais estruturado que faz com que ela vá atrás de cada imagem.

O projeto selecionado por ela para esta exposição no Plural foi “A Resistência dos Espaços Provisórios”. A própria Nicole conta que começou a fazer as imagens com celular em 2014.

“Certo dia no ônibus, durante o longo e já costumeiro trajeto à minha casa, percebi que, na paisagem da janela, meu olhar procurava e se fixava sobre determinadas ‘gambiarras’: um caminho improvisado e marcado na terra onde não há calçada; uma pilha de pedras e tijolos encaixados segurando o relógio de luz no lugar do pedaço de muro que não foi reconstruído. Também comecei a observar a permanência de certas marcas e objetos que foram esquecidos ou abandonados: uma ponte enferrujada de uma obra que nunca foi concluída; impressões de dedos e mãos em uma porta empoeirada; cadeiras empilhadas há anos em um canto no corredor.”

Segundo ela, “essas imagens são sempre inesperadas, já que quase sempre as encontro em situações onde não tenho comigo uma câmera profissional, ou em lugares para os quais não tenho a possibilidade ou desejo de retornar”. Por isso a opção pelo celular.

“Essa foto não é de hoje, achei ela perdida no celular. Mas você pode acreditar que é, que eu estou nesse lugar, pelo tempo que quiser.”

Veja mais ensaios fotográficos já publicados pelo Plural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

Radiocaos Sueto

Radiocaos Sueto Neste episódio os textos e ideias ao léu de Andressa Nuss, Jorge Luis Borges, Ronaldo Conde Aguiar, Marcelo Sandmann, Carlos Careqa, Amarildo Anzolin, Salvatore Quasimodo, Wally Salomão, Carlos Drummond de Andrade, Ivan Justen Santana, Tom Waits, Livia Lakomy, Maria Luiza Lago, Marilia Kubota, Mauricio Pereira, William Shakespeare com Miguel Falabella, Julia Graciela, Jean Garfunkel, Roberto Prado, Alice Ruiz, Reynaldo Jardim, Luci Collin, entre outros incansáveis das letras.

Redação Plural.jor.br

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds