Ensaio fotográfico: Nicole Lima e tudo que é provisório | Jornal Plural
Clube Kotter
18 fev 2019 - 0h00

Ensaio fotográfico: Nicole Lima e tudo que é provisório

Nicole Lima fotografa cenas provisórias, objetos passageiros, gambiarras da cidade com seu celular.

Nicole Lima é um misto de fotógrafa e acadêmica. Muitas vezes seu trabalho de artista plástica usa a foto como primeiro insumo como algo maior. Em outras vezes, é um projeto mais estruturado que faz com que ela vá atrás de cada imagem.

O projeto selecionado por ela para esta exposição no Plural foi “A Resistência dos Espaços Provisórios”. A própria Nicole conta que começou a fazer as imagens com celular em 2014.

“Certo dia no ônibus, durante o longo e já costumeiro trajeto à minha casa, percebi que, na paisagem da janela, meu olhar procurava e se fixava sobre determinadas ‘gambiarras’: um caminho improvisado e marcado na terra onde não há calçada; uma pilha de pedras e tijolos encaixados segurando o relógio de luz no lugar do pedaço de muro que não foi reconstruído. Também comecei a observar a permanência de certas marcas e objetos que foram esquecidos ou abandonados: uma ponte enferrujada de uma obra que nunca foi concluída; impressões de dedos e mãos em uma porta empoeirada; cadeiras empilhadas há anos em um canto no corredor.”

Segundo ela, “essas imagens são sempre inesperadas, já que quase sempre as encontro em situações onde não tenho comigo uma câmera profissional, ou em lugares para os quais não tenho a possibilidade ou desejo de retornar”. Por isso a opção pelo celular.

“Essa foto não é de hoje, achei ela perdida no celular. Mas você pode acreditar que é, que eu estou nesse lugar, pelo tempo que quiser.”

Veja mais ensaios fotográficos já publicados pelo Plural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias