Em Curitiba, Festival Papo de Música debate mercado e jornalismo musical 

O evento idealizado por Fabiane Pereira promove encontros para refletir sobre os caminhos para artistas e jornalistas no mundo da música

O Festival Papo de Música chega a Curitiba nos dias 14 e 15 de novembro, com atividades gratuitas, todas no Teatro da Caixa Cultural. O evento reúne artistas e profissionais da comunicação para promover o debate sobre o mercado fonográfico e a importância do jornalismo musical e suas vertentes, em áudio (rádio, podcast), para a produção e difusão cultural. Além da presença das jornalistas convidadas, Marília Feix, Marina Lourenço, e Bruna Alcantara, a 1ª edição do evento na cidade tem a participação de artistas como Filipe Catto, Assucena, Amanda Pacífico (Banda Mulamba), Lio (Banda Tuyo), Janine Mathias, Marcelo Jeneci, e Jota Pê. 

Festival Papo de Música

O festival foi idealizado pela jornalista fluminense Fabiane Pereira, para celebrar os cinco anos do canal que comanda no YouTube, também chamado Papo de Música. Mas não se trata apenas de uma comemoração, as duas ideias surgiram juntas com um propósito claro: promover a discussão sobre a música brasileira feita hoje.

Música ao longo da vida

Fabiane, hoje também apresenta o programa Vozes da Vez, na rádio Nova Brasil FM, e escreve para a Veja Rio. Entretanto, o caminho da música e do jornalismo se cruzaram muito antes em sua história. “Minha casa sempre foi muito musical, apesar dos meus pais não trabalharem com nada relacionado às artes. Estimulada por eles, grandes amantes da música brasileira, sempre ouvi rádio e a música brasileira faz parte da minha vida desde muito criança”, diz ela. Sobre música gringa, a jornalista confessa que seu conhecimento é pífio, na vitrola de sua casa só entravam discos nacionais, de Emílio Santiago a Alcione, passando por Roberto e Erasmo Carlos, além de muito Chico Buarque e Gil. 

Por isso mesmo, ela afirma que “até poderia não ter sido jornalista, mas certamente trabalharia com música”. O jornalismo e o segmento musical se uniram já no início da faculdade, Fabiane foi estagiária de gravadoras e depois trabalhou como produtora e repórter de cultura na TV Brasil. A essa experiência se somou a vida rádio, passando por diversas funções até chegar a de apresentadora. Mas foi o canal do YouTube que a levou para diferentes lugares para entrevistar e conhecer artistas de todas as regiões do Brasil. 

Leia também: Festival Varilux de Cinema Francês 2023 entra em cartaz

Oportunidades e embates

Toda essa vivência treinou o olhar observador de Fabiane, que vê uma falta de oportunidades para artistas que não estão em gêneros como o sertanejo e o pop. Segundo ela, “falta também capacitação em todas as áreas do ecossistema da música e falta, especialmente, um mercado mais democrático que não se concentre apenas no eixo Rio e São Paulo”. 

E não são somente os artistas que estão em suas reflexões sobre o mercado fonográfico. “Há cada vez menos investimento em cultura nos veículos tradicionais e digitais; há muita produção de conteúdo e pouca produção de cultura. O maior desafio do jornalismo musical, a meu ver, é se entender como jornalismo e não como produtor de conteúdo digital, são coisas bem diferentes”, fala a idealizadora do festival.  

Trabalho dos jornalistas

O reconhecimento de que o jornalismo musical tem papel central na promoção do mercado da música é o que pautou a primeira edição do festival, que já passou pelo Rio de Janeiro-RJ E agora chega a Curitiba-PR para, em seguida, terminar a circulação nacional deste ano em Recife-PE. Para Fabiane é claro que são os jornalistas que chancelam os artistas que o mercado ainda não abraçou e que o público ainda não descobriu. “Essa é a importância do evento: jogar luz a profissionais que atuam numa área importantíssima do ecossistema da música.”, diz. 

Programação do Festival Papo de Música

14 de novembro (terça-feira)

  • 10h30 às 11h30 – Mesa sobre Jornalismo Musical – Mediação: Fabiane Pereira – Convidadas: Marília Feix (Lampeja Música), Marina Lourenço (Portal G1), Bruna Alcantara (Artista Visual / Jornalista Cultural)
  • 11h45 às 12h45 – Artista entrevista Artista – Convidadas: Amanda Pacífico (Banda Mulamba), Lilian Soares – Lio (Banda Tuyo)
  • 12h45 às 14h15 – Intervalo
  • 14h30 às 15h30 – O que tem na minha sacola? – Fabiane Pereira entrevista Marcelo Jeneci
  • 15h45 às 16h45 – Oficina criativa e de composição, com Jota Pê
  • 17h às 18h – Workshop sobre curadoria e produção musical, com Bina Zanette

15 de novembro (quinta-feira)

  • 10h30 às 11h30 – Mesa sobre “Consumo de áudio na era digital” – Mediação: Fabiane Pereira – Convidadas: Marília Feix (Lampeja Música), Laura Capanema (Deezer)
  • 11h45 às 12h45 – Artista entrevista Artista – Convidados: Filipe Catto, Assucena
  • 12h45 às 14h15 – Intervalo
  • 14h30 às 15h30 – Papo de Música – Fabiane Pereira entrevista Ana Vilela
  • 15h45 às 16h45 – Gravação do podcast Vida de Jornalista – Com Rodrigo Alves entrevistando Aquiles Argolo (Trace, Africanize)
  • 17h às 18h – O que tem na minha sacola? – Fabiane Pereira entrevista Janine Mathias
  • 18h às 19h – Confraternização 

Serviço: Festival Papo de Música

Dias 14 e 15 de novembro, 10h às 19h, na Caixa Cultural de Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro). Outras informações no site www.caixaculturalcuritiba.gov.br.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima