10 fatos inusitados sobre o filme “Curtindo a vida adoidado”

No dia em que Matthew Broderick faz 60 anos, confira uma dezena de curiosidades sobre o filme dirigido por John Hughes em 1986

Matthew Broderick, o Ferris Bueller do filme “Curtindo a vida adoidado” (1986), completa 60 anos nesta segunda-feira (21). Casado com a atriz Sarah Jessica Parker desde 1987, com quem tem três filhos, o ator começou sua carreira nos anos 1980, em espetáculos off-Broadway.

No cinema, estreou no elenco do filme “A volta de Max Dugan” (1981). De lá para cá, interpretou diversos personagens. Entre eles, David Lightman em “Jogos de Guerra” (1983) e o personagem-título de “Inspetor Bugiganga” (1999). Ele encarou também dublar Simba adulto, em “Rei Leão” (1994) e a abelha Adam Flaymen em “Bee Movie” (2007).

Entre os mais diversos papéis, secundários ou protagonistas, Broderick será sempre lembrado por viver o aluno que decide matar aula e leva consigo a namorada e o melhor amigo. Confira a seguir dez curiosidades sobre o filme “Curtindo a vida adoidado”.

1. Jovens de espírito

Apesar de interpretar um adolescente no filme, Matthew Broderick já tinha 23 anos quando o filme foi gravado. Alan Ruck, que faz o amigo Cameron Fryer, era ainda mais velho que Broderick: tinha 29 anos durante as gravações. A única adolescente do elenco era Mia Sara, que interpreta a namorada de Ferris, Sloane Peterson. Ela tinha 17 anos durante as gravações. Jennifer Grey, que faz Jenie, a irmã de Ferris, tinha 26.

2. Um passeio por Chicago

O filme se passa em Chicago e mostra vários pontos conhecidos da cidade, como a Sears Tower, a bolsa de valores de Chicago e o Instituto de Artes de Chicago.

3. The Beatles

Ferris dubla duas músicas durante o desfile. “Danke Schoen”, de Wayne Newton, e “Twist and Shout”, de Phil Medley e Bert Russell, mas brilhantemente gravada pelos Beatles. A segunda virou a grande marca do filme.

Alan Ruck, Matthew Broderick e Mia Sara (sentada), em cena de “Curtindo a vida adoidado”. (Foto: Divulgação)

4. Um cineasta rápido

Foi produzido, dirigido e escrito pelo mago do filmes sobre adolescentes dos anos 1980, John Hughes. Em seu currículo estão “Clube dos cinco”, “Gatinhas e gatões” e “A garota rosa shocking”. Hughes escreveu o filme em menos de uma semana. E ele disse que escreveu o papel de Ferris Bueller para Matthew Broderick.

5. Longa-metragem

A princípio, o filme tinha 2 horas e 45 minutos – extremamente longo para uma comédia tipo “sessão da tarde”. Ele foi editado e acabou ficando com 1 hora e 42 minutos. As filmagens duraram 56 dias.

6. Peixe pequeno

Molly Ringwald (de “Clube dos cinco”) foi considerada pelo estúdio para o papel de namorada de Ferris, mas Hughes descartou a ideia de cara, pois considerava que o papel não era grande o bastante para ela. Então escolheram a atriz Mia Sara.

7. Amigos de longa data

Broderick e Ruck já haviam feito uma peça juntos na Broadway chamada “Biloxi Blues”. Além disso, os dois eram amigos.

8. Obra de arte

O quadro no qual Cameron fica fixado no Instituto de Artes de Chicago se chama “Uma tarde de domingo na ilha de La Grande Jatte”, de George Seurat.

Trio de personagens visita o Instituto de Artes de Chicago. (Foto: Divulgação)

9. A Ferrari

O carro que o trio rouba do pai de Cameron para passear pela cidade é uma Ferrari 250 GT California Spyder 1961. Mas, como o carro é muito caro, e existiam menos de cem unidades desse modelo em todo o mundo, a produção do filme criou réplicas. Principalmente porque seria usada na cena em que é destruído. Em alguns momentos, a produção optou por utilizar automóveis simples, mas com a carroceria idêntica ao modelo da Ferrari.

10. Quarto bagunçado

John Hughes, diretor do filme, revelou que a inspiração para o quarto de Ferris foi o seu próprio quarto na época em que estava no ensino médio. Cheio de referências ao universo pop, mas de forma bem desorganizada – exatamente como a cabeça do protagonista.

Onde assistir

“Curtindo a vida adoidado” está em cartaz no Prime Video, da Amazon.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “10 fatos inusitados sobre o filme “Curtindo a vida adoidado””

  1. Tinha 19 anos na época do filme, ou melhor, deste clássico 🏛️
    Retratou e retrata, o sonho de todos os adolescentes, não importando a época em que viram.

    SAVE FARRIS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima