Escritor Haruki Murakami cria playlist contra a guerra na Ucrânia

Em programa de rádio, japonês autor de “Norwegian Wood” seleciona dez canções para protestar contra a ofensiva de Putin

O escritor Haruki Murakami protestou contra a guerra na Ucrânia no último fim de semana. E fez isso com uma edição especial de seu programa de rádio na Tokyo FM.

“A música tem o poder de acabar com a guerra? Infelizmente, não”, disse Murakami. “Mas tem o poder de fazer os ouvintes acreditarem que a guerra é algo que devemos impedir.”

O programa “Música para acabar com a guerra”, com 55 minutos de duração, ganhou transmissão em todo o Japão pela Tokyo FM. Ao longo da transmissão, Murakami escolheu dez faixas de sua coleção de discos que, na sua opinião, “melhor se encaixam no tema [da guerra]”.

Das músicas selecionadas, algumas falam mais diretamente contra a guerra – qualquer guerra – e outras são “músicas que lidam com a importância da vida humana, amor e dignidade”. Sendo assim, por meio desses temas, também criticam a guerra em um sentido mais amplo.

O escritor Haruki Murakami, autor de “Norwegian Wood” e de vários outros livros de ficção e de não ficção. (Maria Castelló Solbes/Creative Commons)

“As letras vão desempenhar um papel importante no programa desta noite”, disse Murakami. Em seguida, o escritor citou trechos das letras que traduziu para o japonês com suas próprias palavras. Além disso, ele acrescentou dados históricos que incluíam disparidades raciais e sociais enquanto transmitia as mensagens das músicas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima