Chegue cedo ao teatro, pois é reestreia de peça da Nena Inoue

"Sobrevivente" faz temporada com ingressos gratuitos no Zé Maria; o espetáculo é o mais recente trabalho de uma das grandes atrizes do teatro brasileiro atual

“Sobrevivente”, estrelado por ninguém menos que Nena Inoue, entra em cartaz no Teatro Zé Maria para temporada de 8 a 25 de junho, com ingressos gratuitos. A peça narra a busca da artista por sua ancestralidade ao investigar uma possível origem indígena, além da já conhecida ascendência japonesa, dando “voz aos vivos e aos mortos“. O espetáculo estreou no Festival de Curitiba com ingressos esgotados e encerra três semanas de apresentações no Sesc Pinheiros, em São Paulo, poucos dias antes de voltar aos palcos curitibanos.

Ancestralidade

A peça é a segunda de uma trilogia que parte de histórias verídicas de mulheres, a primeira foi “Para Não Morrer” (2018) – monólogo assistido por mais de 40 mil pessoas que garantiu a Nena o Prêmio Shell de Melhor Atriz (a premiação é a mais importante do teatro brasileiro). 

Porém, “Sobrevivente” seria inicialmente uma fábula criada a partir da pesquisa sobre a realidade das mulheres indígenas, como conta Henrique Fontes que está na direção e assina a dramaturgia do espetáculo. “No meio disso, sentimos a vontade e a necessidade de trazer a própria história da Nena, que também vivenciou o apagamento de uma mulher, sua avó materna, ao que tudo indica, indígena”, explica Fontes (que também tem no currículo um Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia, pelo texto do espetáculo “A Invenção do Nordeste”).

Mãe e filho

Para mostrar o caminho percorrido até montar sua historiografia pessoal, a escolha foi pelo teatro documental com o uso de fotos, documentos e gravações. Também há uma presença em cena muito importante para revelar e ressignificar os apagamentos que marcaram a vida da atriz e de outras mulheres da família: é Pedro Inoue, o filho caçula de Nena. 

O valor da experiência compartilhada é um dos pontos destacados por Nena sobre a importância de ter o filho atuando ao seu lado. “A presença do Pedro não é só como ator, ele também é diretor assistente e ator operador de vídeo e áudio deste trabalho e constrói em cena a dramaturgia audiovisual deste espetáculo documental, revelando as histórias que quero e preciso trazer à tona”, diz a artista.

“Sobrevivente”, com Nena Inoue

De 8 a 25 de junho, quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h; e sessões extras aos sábados e domingos, às 16h; no Teatro Zé Maria (Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco). Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes da sessão na bilheteria do teatro. A duração do espetáculo é de 70 minutos e a classificação indicativa é 12 anos. Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima