Café do Teatro volta à cena em reestreia aguardada por artistas e boêmios

Protagonista da noite curitibana e ponto de encontro de artistas com amantes das artes, o Café do Teatro inicia nova temporada nesta quinta-feira (5 de janeiro)

O Café do Teatro reestreia nesta quinta-feira (5) com novidades. O bar, um dos mais tradicionais na cidade frequentado por artistas e habitués do mundo das artes há 35 anos, ganhou novo endereço e também um palco.

Nesta nova fase, o Café do Teatro vai receber o público quase na esquina com o Guairinha (Rua XV de Novembro, 1037). A proposta de manter o bar como uma casa que valoriza a cena cultural do Paraná teve um acréscimo importante: um palco. Assim os frequentadores agora podem experimentar o cardápio de bebidas, comidas e também de espetáculos. Além do palco com sete metros de parede a parede, o espaço ainda vai receber mostras e exposições. 

Veja como está o novo Café do Teatro que reinaugura nesta quinta-feira (5). (Imagens: Café do Teatro/Divulgação)

Cardápio e decoração

Para agradar ao paladar, grandes estrelas não saíram de cena: as batatas suíças e o sanduíche “Ventre do Minotauro” continuam no menu. Os elementos teatrais dão o tom para a nova cenografia inspirada em espetáculos paranaenses, os ambientes são decorados com figurinos, objetos de cena e até prêmios estão expostos, entre eles Kikitos conquistados por paranaenses no Festival de Gramado e vários troféus do Gralha Azul.

Horário boêmio

O horário mantém o toque boêmio que nasceu ao longo da história do bar. Para atender a quem sai das plateias espalhadas pela cidade e quer trocar ideias sobre o que assistiu, encontrar com os artistas que estiveram no palco, ou mesmo jogar conversa fora enquanto janta ou bebe algo, a casa abre às 20h e funciona até o último cliente ir embora.

A história do Café do Teatro

O início do enredo da casa – que logo virou ponto de encontro de artistas, jornalistas e admiradores da cultura – foi em 1987,  originalmente foi com o nome Café Poesia. “Era gente ligada à cultura. O Leminski era um habitué do Café Poesia e a Alice Ruiz, logicamente. Tinham jornalistas como o Jacques Brand, cineastas, artistas, bailarinos. As pessoas se reuniam nele, nessa época, para criar situações culturais interessantes”, diz Ruben Frota, o primeiro dono do bar.

Em 1989, Ulle Fulgraff assumiu o ponto e o rebatizou com o nome que ganhou fama na cidade: Café do Teatro. A estrela nacional da iluminação cênica, Beto Bruel, comprou o bar em 1997 motivado pelo quanto de arte e cultura fervilhavam ali. “Imagina quantos projetos não partiram dali, de uma conversa de bar? Era um ambiente de troca de ideias porque os jornalistas saiam do jornal e se juntavam com os artistas. Era no Café e no Bar Palácio que isso acontecia”, relembra o iluminador ao confessar que assumiu a casa num impulso. “Foi em um ato impensado!”, diz Bruel.

Os boatos sobre o fechamento do Café do Teatro hora ou outra apareciam nos bastidores da noite curitibana, na maioria das vezes vinham com suposições sobre a fragilidade da saúde financeira da casa. Mas foi a pandemia de Covid-19 quem realmente fechou as cortinas do lugar ao interromper quase tudo que estava em cartaz no cenário cultural. Em 2022, uma nova cena surgiu nesse enredo. A marca foi vendida e os novos proprietários começaram a trabalhar na reestreia do Café do Teatro, que agora recebe o público sob a direção da sócia Barbara Passos. A expectativa é que o lugar volte a ocupar o papel de protagonista na noite e na cultura curitibana.

Café do Teatro

A partir de quinta-feira, 5 de janeiro, na Rua XV de Novembro, 1037, Centro, Curitiba/PR. Funcionamento de segunda a domingo, a partir das 20h. Todos os cartões são aceitos para pagamento. Estacionamento conveniado para os clientes. Outras informações aqui.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Café do Teatro volta à cena em reestreia aguardada por artistas e boêmios”

  1. Faço votos para que volte a ter a mesma energia e o mesmo astral dos tempos do querido amigo Ulle, que deixou muitas saudades em todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima