“Arte na Escarpa” promove encontros para criação de espetáculo

Quem gosta de interpretar, cantar, tocar instrumentos ou tem interesse em produção teatral, pode participar de uma montagem que envolve a cultura e a riqueza natural da Escarpa Devoniana

[playht_listen_button inline=”yes” tag=”p”]

Estão abertas as inscrições para os mutirões criativos do projeto “Arte na Escarpa”. Os encontros iniciais acontecem neste sábado (4) em Balsa Nova e Porto Amazonas e são direcionados para moradores da região. A proposta é que os interessados tenham contato com a produção teatral – orientados por profissionais da área – para poderem criar e confeccionar figurinos, cenário e adereços, participar como atores ou também como músicos na montagem. O projeto tem como um de seus objetivos a valorização do conhecimento de quem mora nessas comunidades.

O projeto 

O “Arte na Escarpa” foi pensado para que comunidades rurais possam compreender melhor a arte e para que pessoas que vivem sobre ou à beira da Escarpa Devoniana aprendam sobre a beleza e a importância desse patrimônio natural. O coordenador geral de todas as atividades é Paulo Blitos, a dramaturgia e direção do espetáculo que será montado são assinadas pela dupla Eneás Lour e Joanita Ramos.

Atividades 

Além da montagem do espetáculo, a iniciativa envolve outras ações. Entre elas está a promoção do encontro entre diferentes gerações da população local, com crianças lendo versos de Manoel de Barros para idosos e também realizando entrevistas. 

Os relatos coletados são o ponto de partida para o desenvolvimento da dramaturgia, conforme explica Ramos. “Os mais novos estão participando das entrevistas que trazem histórias ricas; a gente vai descobrindo talentos e também desejos das pessoas em lugares onde a arte e a cultura vêm sendo negligenciadas”, diz ela ao explicar que os novatos aprendem com os mais experientes e vice-versa.

Laboratório “Arte na Escarpa”

O “Arte na Escarpa” ainda vai oferecer um laboratório para estimular a elaboração de projetos culturais nas comunidades de Balsa Nova, Porto Amazonas, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Candói, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul e Matelândia. A proposta é que, mais do que uma ação formativa, o laboratório seja uma oportunidade para intercâmbio e integração entre os agentes culturais da região.

Escarpa Devoniana

A produção da iniciativa está trabalhando para fechar parcerias para estabelecer o diálogo entre os pesquisadores e as comunidades, bem como promover atividades pedagógicas nas escolas públicas dos municípios envolvidos.

“Cantos da Escarpa”

Na fase atual, a criação do espetáculo chamado temporariamente de “Cantos da Escarpa” vai contemplar moradores das cidades paranaenses de Balsa Nova e Porto Amazonas, mas a circulação da montagem também tem apresentações previstas em São João do Triunfo e Fernandes Pinheiro. 

“Arte na Escarpa”

Os encontros para os interessados em participar são neste sábado (4). Em Balsa Nova, às 10 horas, na Casa da Estrela (Rua Vereador Dinarte Garrett, 1821 – São Luiz do Purunã). Em Porto Amazonas, às 14h30, no Centro de Convenções Celso Rodrigues Paes (Rua Duque de Caxias, 4 – Centro). Inscrições pelo WhatsApp 41 99151-9555 e outras informações no site do projeto.


Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima