“Cinco dias no Hospital Memorial” analisa erros cometidos com vítimas do furacão Katrina

Série da Apple TV+ conta a história de como um grupo de pacientes teve a morte acelerada pela equipe médica durante os dias após a tempestade

A Apple TV+ acaba de estrear “Cinco dias no Hospital Memorial”, minissérie sobre o caso do Hospital Memorial, em Nova Orleans, onde os corpos de 45 pacientes foram encontrados após o local ter sido evacuado – uma das consequências do furacão Katrina, em 2005.

A série é baseada no livro “Five Days at Memorial”, de Sheri Fink, e analisa o comportamento da equipe de saúde que levou à morte dos pacientes. Além de investigar os problemas estruturais das duas instituições que funcionavam no prédio.

“Cinco dias no Hospital Memorial”

Quando o furacão Katrina atingiu Nova Orleans, a princípio os danos foram graves, mas a grande devastação veio depois, quando as barreiras das cidade falharam, causando alagamento em 80% do território. Ilhados no meio de um bairro inteiro alagado, a equipe, os pacientes e a população ficaram presos por cinco dias após a passagem do furacão.

Adquirido por uma corporação, o hospital falhou em corrigir falhas estruturais que deixaram os geradores vulneráveis e o local sem energia elétrica durante a inundação. Com mais de 200 pacientes internados, inclusive bebês numa unidade de terapia intensiva e pacientes em cuidados especiais numa unidade de internação de longo prazo, o hospital se viu sem plano de evacuação e sem recursos para retirar as pessoas do prédio.

O caso do Hospital Memorial é um exemplo das inúmeras falhas no resgate à população principalmente pobre e negra de Nova Orleans. O livro de Fink documenta com cuidado as ações tomadas durante a crise, mostrando como os erros vão se acumulando. A série tentará retratar em oito episódios todo o período do início da tempestade até a descoberta, depois da evacuação, de corpos na capela e em dos corredores do hospital.

A água toma conta das ruas e deixa isolados centenas de profissionais, pacientes e acompanhantes. Foto: divulgação.

A série

Na estreia de “Cinco dias no Hospital Memorial”, três dos oitos episódios foram disponibilizados pela Apple TV+. O primeiro retrata a primeira noite, quando o furacão atingiu a cidade e o prédio, quebrando vidros, alagando parte do subsolo e assustando a equipe e pacientes. É um começo poderoso, que dá o tom para o restante da história.

No segundo episódio, a calmaria após a tempestade leva todos a pensar que o pior já passou. A energia volta a funcionar, os danos no prédio são superficiais e alguns funcionários até entretém a ideia de voltar para casa. Mas as barreiras da cidade cedem e a água toma conta de tudo, deixando pessoas e animais de estimação ilhadas em casa e no hospital.

Relatos de saques e ataques deixam todos tensos, piorando uma situação já grave. O que inclui profissionais de saúde que estão armados dentro do hospital. A tensão vai aumentar e colocar todos no limite.

Os novos episódios sairão sempre às quintas-feiras. No total, serão oito episódios de 40 minutos cada um.

Onde assistir

“Cinco dias no Hospital Memorial” está em cartaz na Apple TV+.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima