“A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê” é uma ficção científica arretada

Ian Fraser, escritor baiano, nos leva ao ano 2577, após a guerra entre o Sul e o Nordeste

No ano passado um amigo me emprestou um livro de um autor que eu não conhecia: A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê, de Ian Fraser. “Você gosta de ficção. Tenho certeza que vai adorar esse”, e me entregou o livro, que tem 302 páginas. E eu viajei até o planeta Cabula XI.

O livro conta a história de um terráqueo chamado Severino, soldado da Federação Setentrional, que foi vítima de uma explosão durante uma investigação e teve partes do corpo substituídas por componentes cibernéticos.

O melhor amigo dele é Bonfim, um puiuiú que é um caçador de recompensas alienígena. A essa altura parece que estamos falando de Star Wars (vale a comparação), mas à medida que a leitura avança sabemos que estamos falando de problemas da Terra – e mais especificamente problemas do Brasil.

Leia também: Mês da Mulher no Museu Oscar Niemeyer tem programação especial

A dupla retoma a investigação que quase matou Severino e a história conduz o leitor para além das galáxias num enredo com muito de Nordeste.

A trama também apresenta personagens fortes, como a terráquea Filomena – por quem Severino é apaixonado – mas que integra o grupo chamado “Paladinas do Sertão”, organização revolucionária que, claro, é rival da Federação na qual trabalhava o protagonista e a capivara geneticamente modificada Antonieta.

Além de um enredo muito bem amarrado, o projeto gráfico do livro é bonito, assinado por Anderson Junqueira. A arte de capa, de Breno Loeser. Entre os capítulos há trechos de músicas brasileiras, que imediatamente acionam a memória do leitor. (Tem até uma playlist do livro no Spotify).

Não à toa o livro foi semifinalista do prêmio Jabuti, na categoria ‘romance de entretenimento’, em 2023. As referências não se limitam à cultura pop. Para quem acompanha notícias de Poder é um deleite perceber as críticas aos políticos e seus comportamentos.

A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê é acerta o tom ao mesclar crítica e entretenimento. Vale muito a leitura.

As vidas e as mortes de Severino Olho de Dendê

Intrínseca, 304 páginas, R$ 59,90.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima