fbpx

Lugar de mulher é na política

Compartilhe

O podcast Plural desta semana, comandado pela jornalista Rosiane Correia de Freitas, entrevista a professora Eneida Desiree Salgado, da UFPR. Coordenadora do Instituto Política Por.De.Para Mulheres, ela comenta sobre o curso de formação política para mulheres que atraiu 1,6 mil inscrições neste ano.

Para Eneida, um dos fatores cruciais que levam ao afastamento da mulher da política é justamente a ausência de exemplos: ao não ver cargos importantes sendo ocupados por suas iguais, elas podem tender a achar que aquilo “não é para elas”.

Fenômeno que é reforçado pela cultura machista do país, como bem demonstrou a entrevista de Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, à Folha de S.Paulo deste domingo. Acusado de fraudar a participação mínima legal de mulheres em chapas, Bivar respondeu que política não é “muito da mulher”.

“Tem que colocar 30% de mulheres, certo? (…) Tem que ir pela vocação. Se os homens preferem mais política do que a mulher, tá certo, paciência, é a vocação.”

Ouça a entrevista aqui e se inscreva para receber as atualizações semanais do podcast nos principais aplicativos de smartphone, tanto para iOS quanto para Android.


Related Posts

Designer põe o feminismo no peito das brasileiras

Designer põe o feminismo no peito das brasileiras

Compartilhe

CompartilhePouca gente fez mais pela disseminação do feminismo no Brasil do que a designer Karina Gallon. Ela tem no currículo a estampa que já figurou no peito de Roger Waters, Angela Davis, Manuela D’Ávila e a viúva de Marielle Franco, a urbanista Mônica Benício. É […]

Meninos vestem azul, meninas vestem rosa: esta é a verdadeira “ideologia de gênero”

Compartilhe

CompartilheA ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, pastora Damares Alves, deu em três dias de governo duas declarações muito semelhante e que mostram que ela pretende implantar a verdadeira “ideologia de gênero” no país.