Criar um plano de estudo

Saiba como criar um plano de estudo eficaz. Estudar com um plano de estudo garante um aprendizado bem sucedido

Estudar? Eu tenho um plano

Vários relatórios e estatísticas sobre o assunto determinam que ter um plano de estudo garante um aprendizado mais eficaz, para além de tornar o estudo mais simplificado e com resultados práticos comprovados.

Antes de avançar com um trabalho acadêmico, é natural procurar saber, por exemplo, quanto custa uma monografia, considerando não só o trabalho apresentado, mas tudo o que está na base desse trabalho. Essa base deve ser objeto de um plano de estudo. 

Não pode (ou não deveria) avançar com um trabalho desta dimensão sem traçar, em primeiro lugar, um plano.

Criar um plano de estudo em 7 passos

O início de um trabalho acadêmico importante ou até mesmo o aprendizado do dia a dia carecem de um plano de estudo estruturado, que torne o estudo mais eficaz. Não importa se tem mais de 60 anos ou menos de 18  anos. O nosso guia, aplicável a todas as idades, estabelece 7 importantes passos para elaborar um plano de estudo:

  1. Definir objetivos: este primeiro passo é a base do estudo. Deve procurar responder a questões como:
  • O que pretende alcançar com este plano de estudo? 
  • Que matéria deve incluir no plano?
  • Quais as metas a atingir?
  1.  Estabelecer um cronograma: neste ponto iremos dar respostas às seguintes perguntas:
  • Qual o prazo de entrega do trabalho? (Se for o caso)
  • Quanto tempo diário/semanal tem disponível para estudar?
  1. Identificar seu estilo de aprendizagem: Cada pessoa tem um determinado estilo de aprendizagem. Alguns são mais visuais, outros por repetição, através de resumos, releituras em voz alta, entre outras técnicas de aprendizado. Defina qual a técnica mais eficaz para você.
  2. Criar um ambiente de estudo: Estudar carece de um ambiente propício. Por norma deverá ser um local tranquilo, livre de distrações, onde você possa se concentrar completamente nos estudos. Mas pode ser outro tipo de ambiente que funcione melhor para você.
  3. Usar técnicas de estudo eficazes: As técnicas de estudo incluem revisão da matéria, resumos, elaboração de notas mentais, vocalizar a matéria aprendida. Enfim, existem várias formas de verificar se o estudo está sendo efetivo. Utilizar estas técnicas funcionam também para motivar você. É uma forma de ficar sabendo tudo o que aprendeu até ao momento
  4. Cuidar de si: Pode parecer um aspecto secundário, mas como bem lembra a citação latima “Mens sana in corpore sano” (Mente sã, em um corpo são). Cuidar de si mesmo é importante: tire um  tempo para descanso, faça exercícios físicos e inclua atividades de lazer em seu plano. O equilíbrio é fundamental para o sucesso a longo prazo.
  5. Avaliar seu progresso: Revise seu plano de estudo de forma regular para ver o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado. Ajuste conforme necessário para garantir que você esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos.

Já tenho um plano de estudo. E agora?

O plano de estudo é apenas a base do seu aprendizado. Vai ser a partir desse plano que você irá estudar e avançar com a matéria.

É necessário considerar, em primeiro lugar, que esse plano de estudo vai depender do objetivo do estudo: está estudando para uma prova? Ou para apresentar um TCC?

Note que são duas situações de estudo completamente diferentes, que devem ter dois planos de estudo diferentes. 

Quando você estuda para uma prova, esta limita, em princípio, o conteúdo que você deve revisar e a data limite da prova. A partir daí, é uma questão de usar determinadas técnicas de estudo para aprender a matéria e ir revisando o progresso.

Já se falarmos de um plano de estudo para apresentar um TCC, este vai ser bem mais elaborado e vai incluir várias etapas que não são referidas em um plano básico de estudo. A investigação, os tópicos, as conclusões: tudo isso é importante em um Trabalho de Conclusão de Curso. São itens a considerar previamente em um plano de estudo.

Considerações finais

O nosso guia para criar um plano de estudo em 7 passos inclui as etapas essenciais de um estudo cotidiano. Se seguir os passos enumerados, será capaz de criar um plano de estudo eficaz e poderá comprovar como uma metodologia simplifica o aprendizado, ao mesmo tempo que mantém sua vida, em todos os aspectos, mais organizada.

Mantenha sempre as suas opções em aberto, ou seja, o plano de estudo não é um guia estático. Ele pode variar em função das suas necessidades. Adapte sempre o plano de estudo ao objetivo final, de forma a concluir cada etapa com sucesso.

Estudar obedece a metodologias, técnicas e planos. É claro que pode estudar sem nenhum plano prévio, mas corre o risco de perder mais tempo e assimilar menos conteúdo. Um bom plano de estudo é um aliado perfeito para um aprendizado eficaz

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima