Havia um planejamento. Criado em acordo com escolas e sindicatos. Nenhuma sala do Ensino Médio estadual seria fechada pelo governo do Paraná. O plano, no entanto, teve mudanças repentinas. Nesta quarta-feira (11), primeiro dia de distribuição de aulas na rede pública, professores e diretores se surpreenderam com o sumiço de várias turmas do sistema da Secretaria Estadual de Educação (Seed). O governo confirmou as mudanças, mas avaliou que os ajustes não eram necessários e garante, mais uma vez, que nenhuma turma será fechada.
Na região de Ivaiporã, 48 salassimplesmente foram extintas, causando preocupação na comunidade escolar. "Para nossasurpresa, vimos o fechamento de várias turmas às vésperas da distribuição. Sãoturmas do Ensino Médio noturno e vespertino. Nossa escola tem excesso dedemanda; solicitamos novas turmas e, no início da semana, tivemos um sinalpositivo da Seed, mas hoje chegamos na escola e as turmas foramcanceladas" conta o professor Edilson José Lopes, do Colégio Arthur deAzevedo, em São João do Ivaí, no Norte do Paraná.
No Colégio Cândido de Abreu, na cidade de mesmo nome, foram três turmas a menos. “Temos 150 matrículas e apenas três turmas abertas. O governo fez isso na calada da noite. Na semana passada, solicitamos a abertura de mais uma turma de Ensino Médio noturno, outra pela manhã e a manutenção da turma da tarde. A Seed sinalizou como positivo e aí hoje eu chego na reunião para a distribuição de aulas eu vejo que tem três turmas fechadas. É uma indignação muito grande; parece que é de propósito para fazer o professor sofrer", ressalta o professor Helton Diniz Rocha.
Distribuição de aulas
Cerca de 80 mil professores de duas mil escolas estaduaisdo Paraná iniciaram, ou deveriam iniciar, hoje (11) a distribuição de aulaspara 2020. É sempre um período de expectativa e responsabilidade para todacomunidade escolar. Os critérios para a distribuição são encaminhados pelaSecretaria Estadual de Educação (Seed), em geral, um mês antes. Neste ano,foram enviados com apenas dois dias de antecedência. “A dificuldade já começoucom a demora na publicação da resolução de aulas”, alerta o presidente daAPP-Sindicato, Hermes Leão.
Segundo ele, a redução no número de turmas foi drástica e areorganização se faz necessária. “Estas mudanças repentinas causaram um grandetranstorno nas equipes escolares, que estão com dificuldade de manter atranquilidade para o fechamento do ano letivo (até 18/12). É desastrosa a formacomo a Seed faz a gestão do sistema educacional do Paraná”, avalia o presidente.
Ajustes não eram necessários
Procurada pelo Plural, a Seed explicou que o planejamento éalgo dinâmico, e não estático. “Recebemos demandas de preferência de alunos porescolas. Algumas recebem mais alunos e abrem turmas, outras perdem alunos. Entãofizemos alguns ajustes, mas verificamos que não eram necessários e vamos mantertodas as turmas abertas”, garante o diretor de planejamento e gestão escolar daSeed, Renan Compagnoli.
De acordo com ele, o sistema foi atualizado e todas as turmas já estão disponíveis para distribuição das aulas. “Todas as modificações foram reautorizadas hoje e as turmas foram reabertas. Inclusive, um ofício foi publicado no site da Secretaria.”
A Rede Estadual
Atualmente, a Rede Estadual de Ensino no Paraná tem cerca de um milhão de alunos, 80 mil professores (sendo 20 mil temporários), duas mil escolas e 31 mil turmas. “O número de turnos e turmas será mantido conforme planejado há duas semanas”, reafirma o diretor da Seed.