Prêmio Café Qualidade Paraná abre inscrições para produtores do Estado

Os vencedores serão divulgados na solenidade de encerramento do certame, prevista para o dia 30 de novembro, em Mandaguari, na região Noroeste

Estão abertas as inscrições do prêmio Café Qualidade Paraná 2023. As candidaturas são gratuitas para proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros. A organização é feita pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).

O prêmio consagra cafés que passaram por processamento natural via seca ou via úmida. Quando o processamento é feito via seca os grãos são secados inteiros, já no outro caso, a polpa é retirada antes da secagem.

Para as inscrições, é necessário selecionar lotes de até cinco sacas e os grãos devem ter peneira acima de 16, menos 11,5% de umidade e, no máximo, 12 defeitos.

Segundo o IDR, os lotes serão avaliados com base na Classificação Oficial Brasileira (COB) para detectar quebras, avarias ou presença de insetos. Além disso, também será levado em consideração o aroma, doçura, acidez, corpo e balanço da bebida.

Prêmio Café Qualidade Paraná

Os três primeiros colocados terão a compra do lote garantida pela cotação da Bolsa de Valores com acréscimo de ágio de 50%.

Leia também: Novo Café Guairão abriu as cortinas cedo demais

As inscrições para o evento – que é coorganizado pela Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) e Associação de Engenheiros Agrônomos de Londrina – vão até o dia 2 de outubro e podem ser feitas online.

Os vencedores são conhecidos no dia 30 de novembro, em evento que ocorre na cidade de Mandaguari, noroeste do Estado.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima