Colônia Witmarsum comemora 70 anos com comida, danças e atividades

Festa será neste fim de semana no Centro Cultural Social e Recreativo Witmarsum Park

Neste sábado (30) e domingo (31), a Colônia Witmarsum, nos Campos Gerais do Paraná, será palco de uma grande festa para celebrar os 70 anos de fundação da colônia e da Cooperativa Agroindustrial Witmarsum. 

O evento é realizado no Centro Cultural Social e Recreativo Witmarsum Park, com programação das 10h às 18h. O ingresso custa R$ 5.

A programação inclui apresentações de grupos folclóricos, espetáculos musicais, comida típica local e desfile de tratores antigos. Os 70 anos da fundação da Colônia recorreram no ano passado, mas as celebrações foram adiadas por causa da pandemia.

Para apresentar ao público o melhor da gastronomia local, os restaurantes da região vão servir pratos inéditos utilizando os queijos produzidos pela cooperativa (veja os participantes e o cardápio abaixo).

Além dos pratos comemorativos, ainda haverá degustação de cafés especiais da KaffeeWit e chocolates bean to bar (do grão à barra) da KakaoWit. Já as bebidas ficarão por conta das cervejarias Kunst Brauerei (Colônia Witmarsum), UsinaMalte (Colônia Witmarsum), NatBier (Palmeira) e Riffert, que terá venda de quentão, pinhão entre outros produtos.

Durante a festa serão lançados ainda os queijos tipo gouda e emental extra de longa maturação, e do suco de uva integral Witmarsum, feito 100% de uvas bordô sem adição de conservantes e corantes.

As atividades contemplam também disputas que vão desde jogos de tabuleiro e baralhos tipicamente menonitas, até levantamento de caneco, corrida de latão de leite, e arremesso de Zwieback em duplas (pãozinho tradicional menonita). Uma oportunidade única para vivenciar as tradições culturais da colônia como você nunca viu antes.

A festa será palco ainda do lançamento do livro “O Perigo da semente”, de Ricardo Phillipssen (Saíra Editorial), que conta a história de alguém que decidiu deixar as plantas da sua horta completarem o seu ciclo natural e que, então, passou a lidar com as surpreendentes consequências dessa decisão. Com esse enredo delicado, o livro propõe um novo olhar para a natureza, além de levantar importantes reflexões acerca dos ciclos, das relações em comunidade do respeito e da sustentabilidade.

Fundada em 1951, a Colônia Witmarsum se tornou lar de imigrantes alemães-russos, após a compra da sede da antiga Fazenda Cancela (a casa de madeira em estilo polonês que hoje abriga o museu). O local prosperou pela vivência em cooperativa que comercializa mensalmente 150 mil litros de leite envasado, e outros 400 mil litros que se transformam em cerca de 30 toneladas de queijo, divididos em 11 tipos diferentes e com receitas de origem europeia, como brie, camembert, emmental e raclette.

Restaurantes participantes

Doner – Doner com molho de queijo Raclette Witmarsum

Delícias da Sogra – Quiche de queijo Brie Witmarsum e figo

Beija Flor – Corn dog à Paris (espeto de champignon empanado e molho à Appenzeller Witmarsum)

Bela Vista – Duck Burguer (hamburger artesanal com carne de pato e queijo Emental Witmarsum)

Bierwit – Vareniki (Pierogi) de ricota ao molho de mix de queijos Witmarsum

Sabores da Colônia – Pato Confit (queijo brie Witmarsum)

Kliewer – Crepe Kliewer com queijos Witmarsum (emental e appenzeller Witmarsum)

Lecker – Pommes mit kase (Fritas com molho de mix de queijos Witmarsum)

Girassol + Pão da Casa – “Kloppse” (pão com bolinho de carne e queijo raclette Witmarsum)

Chalé do Pão – Pizzabrot (bruschettas especiais de fermentação natural com porcini, iguarias, e queijos appenzeller, brie e raclette Witmarsum)

Serviço

Centro Cultural Social e Recreativo Witmarsum – Park – Rua David Nikkel, s/n° – Colônia Witmarsum, Paraná. Instagram: @witmarsumcoop e @acmpw.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima