Conheça queijo da Witmarsum que teve nota máxima em evento mundial

Appenzeller, inspirado numa receita original suíça, passa por seis meses de maturação e está à venda em Curitiba

Para entender como funciona um mundial de queijos, o Plural conversou com Artur Sawatzky, presidente da Cooperativa Witmarsum. O motivo da conversa foi o desempenho do queijo Appenzeller, produzido pela cooperativa, no 2º Mundial do Queijo do Brasil.

A Cooperativa Witmarsum, de Palmeira (PR), competiu num evento com outros 1.130 queijos. Desse total, apenas 21 peças receberam o prêmio máximo, chamado de “super ouro”, entre elas o queijo Appenzeller, da Witmarsum. As outras categorias são ouro, prata e bronze. No total, cerca de 250 queijos foram premiados nas quatro categorias, uma fração do total de concorrentes. Veja os vencedores aqui.

No mundial, os queijos são dispostos em uma mesa e os rótulos são trocados por números. Cada mesa de queijos, que também é numerada, tem no máximo 20 peças e apenas delas pode ser “super ouro”.

Appenzeller

O queijo Appezeller, da Witmarsum, é inspirado na receita original da região de Appenzell, na Suíça. O da Witmarsum recebe uma salmoura por cerca de 36 horas e fica em processo de maturação por seis meses. “É um queijo com leve sabor picante, e com notável aroma frutado e de nozes”, diz Sawatzky. “Ele harmoniza tanto com vinho branco de uva chardonnay quanto com os tintos de pinot noir e de merlot.”

Witmarsum

De acordo com Sawatzky, antes de dar a nota, os jurados fazem uma análise do perfil sensorial do queijo (persistência de sabor, derretimento na boca). Depois avaliam: aspecto exterior/interior; textura; aromas; sabores. Cada item vale 5 pontos, totalizando 20 pontos. Era preciso fazer 15 ou 16 pontos para levar o bronze, 17 ou 18 para a prata e 19 ou 20 para ouro.

“Ao atingir os 20 pontos, o queijo ganha o ouro, mas na mesa só pode haver um ‘super ouro’”, diz Sawatzky. Entre os queijos que levam o ouro, os jurados escolhem então um para ficar com o “super ouro”.

Serviço

O queijo Appenzeller da Witmarsum está à venda em Curitiba no Festval do ParkShopping Barigui, no Angeloni do Água Verde e na loja Toll Curitiba, na Villa Mariantonio (R. Gutemberg, 585 – Batel). E também na loja oficial da Cooperativa, que fica na Colônia Witmarsum, a 60km de Curitiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima