O bairro Pinheirinho, em Curitiba, pode ganhar um polo gastronômico. A Câmara Municipal discute projeto de lei para implantação e a iniciativa pretende incentivar o comércio local.
O projeto é de autoria do vereador Mauro Bobato (Podemos) e foi apresentado em julho deste ano. O texto prevê que o polo seja implantando na rua Nicola Pellanda, entre a Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração e a Celeste Tortato Gabardo.
Tramitação
Se aprovado o projeto orienta que haja melhorias na segurança do local, embora não especifique quais. A matéria também fala em harmonia estética e sinalização para estabelecimentos que aderirem ao polo.
Leia também: INPI recebe pedido de reconhecimento de indicação geográfica da carne de onça curitibana
Em setembro, na Comissão de Educação, o relator Marcos Vieira (PDT) devolveu o projeto ao autor para retirada do trecho que mencionava “repressão ao comércio ambulante irregular”. No entendimento dele “A expressão tal como estava remetia à violência, ao uso de força policial, apreensão de pertences, entre outras práticas inadequadas, que acabam criminalizando o trabalho ambulante e elitizando a região”.
Bobato fez emenda e o texto e o relator votou pela tramitação. O texto agora está na comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação, onde o relator será o vereador Rodrigo Reis (União Brasil).
Ainda não há data para que vá ao plenário.