Pular para o conteúdo

Curitiba tem cerca de 11 mil crianças aguardando vagas em creches

Dados são de 2024 e foram fornecidos pela prefeitura à Defensoria Pública do Estado

mulher parda recebendo criança branca das mãos de mulher branca
Faltam vagas em berçários e no maternal em Curitiba | Foto: Isabella Mayer/SECOM
Publicado:

Estatísticas de 2024 apontam que Curitiba tem 11 mil crianças aguardando vagas em creches, de acordo com a Defensoria Pública do Estado. O levantamento foi feito pelo Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) baseado em dados fornecidos pela prefeitura.

Em todo Paraná, 52 mil crianças aguardam na fila para ocuparem vagas em creches. Apesar disso, segundo a Defensoria, houve redução de 30% na fila em relação ao ano anterior.

“É importante ressaltar que ainda são números muito preocupantes. Falamos de crianças que necessitam estar na creche, com seu desenvolvimento acompanhado em um espaço adequado, e não recebem o pronto atendimento. Por isso, a Defensoria Pública seguirá acompanhando e atuando em conjunto com as demais instituições de estado para garantir os direitos de crianças em todo o Paraná”, explicou o coordenador do NUDIJ, defensor Fernando Redede.

Creches da Prefeitura chegam a ter déficit de 16 professoras
A falta de professoras na rede municipal de educação tem atingido duramente alguns dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que são as creches públicas de Curitiba. Uma lista divulgada pela própria administração municipal mostra que existem CMEIs onde faltam até 16 professoras. A unidade mais atingida, segundo a lista,

Em Curitiba a fila diminuiu desde 2022. Segundo o levamento a capital foi a cidade com maior redução, com 5.234 crianças encaminhadas para creches.

Todavia, para amenizar o déficit de vagas, desde abril deste ano a prefeitura distribui o vale-creche, que destina até R$ 1 mil para famílias em situação de vulnerabilidade para que paguem instituições privadas de berçário e maternal.

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Mais em curitiba

Ver todos

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros