Mobilidade: que mundo é este? | Jornal Plural
Clube Kotter
29 set 2019 - 21h25

Mobilidade: que mundo é este?

Plural estreia coluna para falar de um grande problema urbano: os deslocamentos

A mobilidade é um dos grandes desafios da humanidade, seja aqui nos grandes centros do Brasil ou do mundo. As capitais e as regiões metropolitanas concentram a maior parte da nossa população e por isto enfrentamos problemas em diversos setores de nossa vida, como por exemplo problemas ambientais, de segurança, de poluição visual e atmosférica, de tempo, acidentes e de transporte. Isso afeta diariamente a vida de todos nós.

Cerca de 85 % da população do Brasil vive em centros urbanos. O crescimento da maioria das cidades ocorreu e ocorre de forma  desordenada e sem o devido planejamento urbano. E grande parte dessas cidades já enfrenta congestionamentos e elevados preços de tarifas nos transportes públicos. Em algumas cidades esses serviços são totalmente defasados, ineficientes e precários, causando grande impacto nos custos de produtos, serviços e na renda das pessoas. As grandes distâncias para deslocamento afetam as oportunidades de emprego, de estudo, de saúde e o lazer.

Temos grandes desafios, e é necessário estabelecer políticas que estimulem uma melhor distribuição das atividades econômicas nas cidades, uma melhor ocupação de áreas próximas aos empregos. São enormes os desafios para melhorar as condições de mobilidade: planejamento, gestão, políticas sérias e o desenvolvimento de soluções que deem à população opções com um melhor serviço de transporte público, ou de alternativas de transportes,  motorizados ou não.

É obvio que para isso são necessários estudos, projetos, planejamento e principalmente investimentos. É certo que neste momento temos a dificuldade na obtenção de recursos, o que exige discussões sobre onde buscar novas fontes de financiamento para operação ou infraestrutura, mas isso iremos comentar e analisar em outras colunas.

Estas primeiras colocações visam estabelecer uma linha de pensamento, para que a partir de agora possamos avançar e falar não só destes assuntos, mas também de novidades tecnológicas que facilitem a nossa mobilidade, novos meios de transportes, soluções inovadoras que possam de alguma maneira contribuir para que você tenha mais qualidade de vida e conhecimento do papel e da sua responsabilidade no ambiente como participante ativo da mobilidade.

Talvez você não tenha percebido, mas você faz parte deste mundo, seja como pedestre, como ciclista, como condutor ou como motociclista; até que ponto você tem a percepção deste seu papel?

Vejamos, uma simples pergunta: você respeita as leis de trânsito? Por exemplo, você dá a seta quando faz uma manobra de mudança de direção? Essas pequenas coisas também influenciam a mobilidade.

Falando em trânsito, você sabe que morrem por ano 35.000 pessoas em todo o Brasil de acidentes de trânsito? Isso significa que a cada 12 minutos temos uma morte por acidente de trânsito, e a cada 60 segundos uma pessoa fica sequelada.

Enfim, temos muitas coisas a comentar a partir de agora, para você descobrir que “mundo” é esse.

Últimas Notícias