Da tragédia que era ficção à tragédia de fato

Mesmo distante, Marte influenciou o mundo causando espanto e medo, mas o perigo decorre do ser humano

Por conta de duas publicações nota 10, o “Guia Mundo em Foco Especial”, da On Line Editora, e a revista Carta Capital, do mestre Mino Carta, viajamos no tempo.

No primeiro caso, o texto justifica plenamente o título: Marte – a fascinante história do Planeta Vermelho. E temos: O início do planeta – Pode haver vida em Marte – As missões mais famosas – Marte x Terra: semelhanças e diferenças – Missões tripuladas: exploração de Marte – Mars One: a colonização – Visões de naves espaciais ou alienígenas – Como Marte influenciou e inspirou o mundo.

E o primeiro texto não deixa para menos: “alô, alô, marcianos. Aqui quem fala é da Terra”, composição de Rita Lee e Roberto de Carvalho.

Um marciano no Paraná

Na matéria “Casos famosos pelo mundo” temos, depois dos EUA, o Brasil – com o Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Mato Grosso. Por nossas bandas foi em 1947: um agricultor revelou ter se deparado com uma nave pousando e seres de quase 2 metros de altura nos arredores.

E vale acrescentar:

– Marte foi batizada em homenagem ao deus romano da guerra, que equivale a Ares na mitologia grega. A sua coloração lembra o tom de sangue.

– Apenas 30% das missões rumo a Marte deram certo.

– É o planeta do sistema solar mais parecido com a terra: composição do solo e água no subsolo.

– Pesquisa afirma que a vida pode ter sido originada em Marte, antes do que na Terra.

– Um ano em Marte corresponde a quase 2 anos na Terra: 687 dias.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima