Semana de quatro dias de trabalho se torna uma realidade em Curitiba

Semana de quatro dias: realidade na agência Saara. Foto: Talita Lopes
Empresas que adotam o esquema notam aumento de produtividade. É o caso da agência de publicidade Saara, de Curitiba

Já pensou em trabalhar apenas quatro dias na semana? O sonho de tantos trabalhadores está muito perto e é realidade em algumas empresas. Os benefícios são diversos, como bem-estar ao colaborador, final de semana prolongado, aumento de produtividade e motivação da equipe.
As empresas do Brasil que estão adotando esse esquema, já notaram aumento de produtividade no dia a dia, este é o caso da agência de publicidade Saara, de Curitiba.

O CEO Jeferson Dellara conta que a organização dos colaboradores teve um aumento significativo, mesmo inicialmente se tratando de um teste; hoje a semana de quatro dias é uma realidade em sua agência. Ele nos afirma que seus funcionários ficaram mais relaxados por terem este final de semana prolongado. A produção se manteve e seus clientes não foram impactados, pois há uma de divisão e ninguém fica sem atendimento. Segundo a pesquisa do portal de vagas empregos.com.br, 81% dos profissionais entrevistados são a favor de trabalhar quatro dias por semana, enquanto 13% ainda têm dúvidas sobre o formato – e apenas 6% acham que a modalidade não funciona no país.

Em seu Ted Talk intitulado “The 4 Day Week”, o empresário e filantropo Andrew Barnes, fala sobre como iniciou esse formato em sua empresa. Após ler que os britânicos são produtivos em apenas duas horas e meia durante o dia, e os canadenses uma hora e meia, pensou em alguma saída para trazer mais desempenho e foco em sua equipe.

Assim, veio a ideia de reduzir a jornada de trabalho sem alterar a remuneração. Foi realizado um acordo com seus colaboradores, de que se conseguissem os resultados propostos e mantivessem o padrão de serviço, seriam presenteados com um dia de folga. O projeto-piloto foi lançado em 2018 e segue um sucesso desde então, dentro do formato de quatro dias de trabalho e três de descanso, mantendo o salário integral dos funcionários.

Para Letícia Emanuela Grein, designer da Saara, esse formato era distante de sua realidade e não imaginava que passaria por isso, inclusive quando a direção da agência contou a novidade, ela e seus colegas de trabalho acharam que se tratava de uma brincadeira. A designer nos afirmou que ficou feliz com a novidade e notou melhora em seu rendimento. Para ela, três dias de descanso é o ideal para sua saúde física e mental.

‘’Estávamos em busca de um novo benefício para o colaborador, deixa-lo mais livre no final de semana e também melhorar a performance da equipe. Muitas empresas fazem o uso da quarta-feira, aqui pensamos diferente, temos times que trabalham de segunda a quinta e outro de terça a sexta, com a possibilidade de o colaborador fazer uma longa viagem por exemplo”, explica Dellara.

Orientador: Otacílio Vaz

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