Paulinho da Viola retorna a Curitiba em outubro

Paulinho da Viola apresenta clássicos e faixas inéditas na turnê que vem a Curitiba. (Foto de: Leo Aversa/Divulgação)
O príncipe do samba vem celebrar seis décadas de carreira com show que leva ao palco do Teatro Positivo clássicos e também faixas inéditas

Arthur Salles

O sambista e ícone da música popular brasileira Paulinho da Viola tem data marcada para voltar a Curitiba. O músico se apresenta no dia 5 de outubro, no Teatro Positivo, o mesmo palco onde se apresentou em junho passado, quando comemorou seus 80 anos com o público curitibano. Os ingressos já estão à venda pelo Disk Ingressos.

O príncipe do samba vem para celebrar suas seis décadas de carreira e apresentar clássicos como “Nervos de aço”, “Pecado capital”, “Coração leviano” e “Argumento”. Além dos sucessos, o público pode esperar por uma canção inédita na abertura da noite, garante o produtor Ramon Prestes, da CULT! Produções. “Nesse espetáculo, ele promete entregar uma música inédita, nunca tocada em Curitiba. Estamos ansiosos para ouvi-lo”, diz.

A empresa foi a responsável pelo show de 2023 e novamente está à frente da realização deste ano, com expectativa de levar novamente mais de 2 mil pessoas ao teatro. Mesmo com a grande presença de público, Paulinho não abre mão da intimidade do show e do trato elegante com a plateia.

Na data da apresentação, o músico estará a um mês de completar 82 anos. A exibição promete revisitar a trajetória do cantor, do amor pelo Rio e devoção à Portela até as parcerias e admirações por outros grandes nomes da música popular brasileira.

“Em 2023, o príncipe do samba deixou mais de duas mil pessoas boquiabertas tocando apenas uma caixa de fósforo, com sete palitos dentro. Era o início do show no Teatro Positivo, o maior do Paraná. Ele iniciava a música ‘Samba Original’. Foi um momento único. Durante o show, ele brincou com a plateia e mostrou o porquê, com mais de 80 anos, ele mobiliza multidões. Recebê-lo em 2024, para nós, é motivo de grande honra. Esperamos que o show seja tão bonito como foi”, afirma Ramon.

Paulinho da Viola

Paulo César Batista de Faria é filho do violonista Benedicto Cesar Ramos de Faria. Do pai, Paulinho tomou gosto pela música e pôde conhecer músicos como Pixinguinha e Jacob do Bandolim tocando na sala de casa. Mesmo a contragosto do pai, a paixão pela música virou a razão de viver do filho.

Passou a se envolver com o carnaval carioca ainda na adolescência, quando tirava as primeiras notas no violão. A majestade da escola de samba Portela o fez príncipe, mas a eternidade de suas melodias e a candidez de sua voz foi o tempo que fez questão de legar.

Sambista perfeito

“Elegante do jeito Paulinho”, como cita Arlindo Cruz na música “Sambista Perfeito”, sua carreira vai para além da viola ao constituir um elo entre o samba de ontem e de hoje. O sambista urbano e introspectivo, não pertencente ao samba de morro, escreveu poesias com o gênero em formas não restritas. Mesmo assim, Paulinho sempre fez questão de valorizar suas influências e dar voz à tradição.

“Eu aceito o argumento/Mas não me altere o samba tanto assim/Olha que a rapaziada está sentindo a falta/De um cavaco, de um pandeiro/Ou de um tamborim” Assim ele cantou em “Argumento”, como outras tantas vezes trouxe à luz as composições de Cartola, Nelson Cavaquinho e demais nomes do samba de velha guarda.

Show de Paulinho da Viola, no Teatro Positivo

Quando: 5 de outubro de 2024 (sábado), 21h

Onde: Teatro Positivo (Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido)

Abertura da casa: 20h

Ingressos: Disk Ingressos (a partir de R$ 60)

Pontos de Vendas: Shopping Mueller (seg. a sáb., 10h às 22h; dom., 14h às 20h); Teatro Positivo (seg. a sex., 11h às 15h e das 16h10 às 20h; sáb., 17h às 21h) e Teatro Fernanda Montenegro (seg. a sex., 10h às 14h e das 15h10 às 18h; sáb., 12h às 16h e das 17h10 às 20h)

Call-center: (41) 3315-0808 (seg. a sex., 9h às 22h; dom., 9h às 18h)

Classificação: Livre

Realização: CULT! Produções

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima