Requião se filia ao Mobiliza e diz que quer disputar Prefeitura de Curitiba

Homem branco idoso
Ex-governador entrou no antigo PMN depois de se desfiliar do PT de Lula

O ex-governador Roberto Requião anunciou nesta sexta-feira (12) sua filiação ao Mobiliza, antigo PMN. Além disso, Requião afirmou que pretende ser candidato à Prefeitura de Curitiba em outubro.

Três vezes governador, Requião estava filiado até recentemente ao PT, partido pelo qual disputou o governo do Paraná em 2022. No entanto, a passagem pelo Partido dos Trabalhadores acabou sendo breve – irritado com as políticas do governo Lula e incomodado com o modo como foi tratado, Requião anunciava desde o ano passado que iria sair do partido.

A entrada no Mobiliza, porém, foi uma surpresa. O partido é pequeno e não tem tradição de defender as causas nacionalistas ou de esquerda que marcam a carreira de Requião. O último político de relevo a passar pela legenda foi Rafael Greca, que usou o então PMN como partido temporário para se eleger prefeito da capital em 2016.

Aos 83 anos, Requião está sem mandato desde que perdeu a eleição para o Senado em 2018 – naquele ano, os dois eleitos foram Oriovisto Guimarães e Flavio Arns. Em 2020, Requião chegou a ensaiar uma candidatura a prefeito de Curitiba, mas não levou o projeto adiante. Em 2022, perdeu a disputa pelo governo do estado, mas foi peça fundamental para que Lula tivesse palanque no Paraná.

Herdeiro político do governador, Requião Filho continua no PT, pelo menos temporariamente. Embora já tenha manifestado em várias ocasiões seu incômodo com o partido, Requião Filho tem mandato de deputado estadual e precisa esperar a próxima janela partidária para poder mudar de legenda sem correr o risco de perder a cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Há saída para a violência?

Há que se ter coragem para assumir, em espaços conservadores como o Poder Judiciário, posturas contramajoritárias como as que propõe a Justiça Restaurativa

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima