Paraná é o estado com menos mulheres no primeiro escalão, revela jornal

Governo Ratinho Jr. tem apenas três mulheres em cargos com status de secretaria, pior desempenho em todo o país

O Paraná é o estado brasileiro com menor proporção de mulheres em cargos de primeiro escalão. O levantamento foi publicado pelo jornal Valor Econômico, em homenagem à Semana da Mulher. O governo de Ratinho Jr. (PSD), de acordo com o jornal, tem apenas 8% dos postos de primeiro escalão preenchidos por mulheres. Na outra ponta, Alagoas e Ceará chegaram a 51% – um número muito mais próximo da participação das mulheres na composição da população.

O Paraná aparece bem atrás dos outros estados da Região Sul: o Rio Grande do Sul tem 38% de mulheres e Santa Catarina, 28%. E também perde de estados tradicionalmente vistos como “atrasados”, como Tocantins, com 2%, e Acre, com 13%. Esses são os dois últimos na lista antes do Paraná, que segura a lanterna.

A situação do Paraná chegou a ser pior, visto que o governador Ratinho Jr, chegou a nomear interinamente um homem até mesmo para a Secretaria da Mulher. Mais tarde, isso foi corrigido com a nomeação da deputada federal Leandre para o posto. Além de Leandre, o governo tem apenas Luciana Casagrande Pereira na Cultura e Letícia Ferreira da Silva na Procuradoria-Geral do Estado.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

As cozinhas do Ipiranga

Guardávamos boas lembranças das visitas ao Museu do Ipiranga, em São Paulo. Lembrava das escadarias centrais, da sala com a pintura do quadro que retrata o Grito da Independência, dos corredores e a exposição de carruagens, além de um ou

Leia mais »

Há saída para a violência?

Há que se ter coragem para assumir, em espaços conservadores como o Poder Judiciário, posturas contramajoritárias como as que propõe a Justiça Restaurativa

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima