Médicos do SUS que contraindicaram vacinas foram denunciados por prefeitura ao CRM

Secretária de Saúde afirma que dois médicos estariam tentando desestimular pais alegando que vacina da Covid não é segura

A secretária de Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, afirmou nesta terça-feira (22) que dois médicos do SUS estão sendo encaminhados ao Conselho Regional de Medicina por contraindicar a aplicação de vacinas em crianças da cidade. Os médicos estariam recomendando que os pais não levassem seus filhos para tomar o imunizante contra a Covid.

A declaração de Huçulak ocorreu durante a audiência pública da área de saúde, realizada pela manhã na Câmara Municipal. Além de apresentar a situação da saúde pública na cidade, a secretária respondeu perguntas dos vereadores.

“Eventualmente encontramos profissionais que estavam contraindicando”, disse a secretária “Estamos encaminhando esses dois profissionais para o Conselho Regional de Medicina tomar medidas em relação a essa conduta.”

A secretária não citou nomes dos médicos nem deu mais detalhes sobre por que eles estariam contraindicando as vacinas.

As vacinas contra a Covid foram liberadas no Brasil e em outros países depois de testes que provaram sua segurança e eficácia. No entanto, assim como já havia ocorrido no caso das vacinas para adultos, notícias falsas e mitos espalhados na Internet levaram algumas pessoas a acreditar que o imunizante não é seguro.

Em Curitiba, apenas metade das crianças entre 5 e 11 anos tomou a primeira dose da vacina, segundo noticiou o Plural.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima