Justiça nega liminar para tirar Eduardo Pimentel do governo

Ação de filiados do PSOL aponta problemas em exercício de duplo cargo por vice-prefeito de Curitiba

A Justiça negou em primeira instância uma liminar que pedia a exoneração de Eduardo Pimentel (PSD) do cargo de Secretário de Estado das Cidades. A juíza responsável pelo processo, Patrícia Bergonse, afirmou que não há urgência no julgamento, e que portanto não é o caso de julgar em sede de liminar. A juíza também disse que, em análise rápida, não há impedimento para que Eduardo siga se revezando entre dois cargos.

A ação foi movida por filiados do PSOL que contestam o exercício de dois cargos públicos pela mesma pessoa. Vice-prefeito de Curitiba desde 2017, Eduardo Pimentel foi nomeado em 2023 como Secretário das Cidades do governo de Ratinho Jr. (PSD). Como não pode ficar nos dois postos ao mesmo tempo, ele renuncia ao governo toda vez que Rafael Greca (PSD) viaja e ele precisa assumir a Prefeitura. Depois, volta a ser nomeado para o governo.

Um dos motivos apontados pelos autores da ação para contestar a nomeação de Pimentel no governo é o fato de que ele chega a liberar, como secretário de Estado, dinheiro para programas que ele mesmo anuncia como vice-prefeito ou prefeito interino.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima