Deltan usa documento do TRE para provar que não é inelegível. Não é bem assim

Procurador não foi declarado inelegível, mas deve ter candidatura negada

O ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo) resolveu usar um documento do TRE para dizer que não está inelegível e que pode concorrer a prefeito em outubro. No discurso dele, o mais irônico é que o documento foi fornecido, involuntariamente, pelo próprio PT.

Antes de mais nada é preciso dizer que Deltan tem e não tem razão. De fato: o julgamento do TSE que levou à perda de seu mandato cassou apenas sua candidatura de 2022, e jamais o declarou inelegível. No entanto, o que todo mundo sabe é que o TSE deve usar os mesmíssimos argumentos e raciocínios para cassar sua nova candidatura, caso ele chegue a se lançar.

A novidade que está sendo comemorada por Deltan é que, em resposta a uma ação do PT, que queria tirar o nome do lavajatista de uma pesquisa de intenção de votos, o TRE disse não ver motivo. E a decisão afirma com todas as letras que o nome dele pode constar porque ele não está inelegível.

É a famosa vitória que não leva a lugar nenhum. Deltan vai ficar exibindo esse papel por aí para dizer que está certo e provavelmente vai até se lançar mesmo como candidato. Mas ganha mais quem apostar que a candidatura dele bate na trave quando chegar em Brasília. E que tudo isso é só um balão de ensaio para colocar no lugar dele, na última hora, a esposa, Fernanda.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima