Governo Ratinho consegue cassar liminar e leilão do Lote 1 do pedágio está valendo

Defensoria Pública pediu suspensão da licitação porque praça na Lapa afeta comunidades quilombolas

O governo do Paraná conseguiu anular na Justiça a liminar que suspendeu o leilão do Lote 1 do pedágio de seu pacote de concessão de estradas. A decisão favorável ao leilão, nesta terça-feira (19), foi dada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Fernando Quadros da Silva.

Com a novidade, o governo de Ratinho Jr. (PSD) não só tem carta branca para entregar os trechos já leiloados como ganha segurança jurídica para o leilão dos próximos lotes. A abertura dos envelopes apresentados pelas empresas interessadas no Lote 2 está marcada para o próximo dia 29.

As estradas paranaenses estão sem praças de pedágio desde o final de 2021, quando se encerrou o contrato das antigas concessionárias. Durante o ano de 2022, em que disputaria a reeleição para o governo do Paraná, Ratinho preferiu deixar as cancelas abertas e não lançou os editais da nova licitação.

Agora, tendo obtido um acordo com o governo Lula, Ratinho começou o leilão das concessões rodoviárias.

O Lote 1, leiloado na Bolsa de São Paulo no mês passado, inclui um trecho de áreas quilombolas perto da Lapa. A Defensoria Pública solicitou a liminar para impedir a continuidade do processo alegando que as comunidades ficarão isoladas de serviços importantes de saúde, entre outros, só podendo chegar à cidade passando pela praça pedagiada.

O desembargador que cassou a liminar, porém, diz que a praça da Lapa já existia antes e que a consulta às comunidades exigida pela legislação internacional poderá ser feita pela empresa ganhadora do lote antes da implantação do pedágio.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima