Destino da cannabis medicinal no Brasil será decidido em novembro

Projeto que libera o plantio para uso medicinal tramita na Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados deve decidir no fim de novembro o destino da proposta que libera a cannabis medicinal no Brasil. O projeto já foi aprovado na Comissão Especial criada para discutir oi assunto, mas os deputados que são contrários à ideia apresentaram um recurso para complicar a tramitação.

A tentativa do pessoal que é contra a liberação de remédios à base de canabidiol e THC é obrigar a proposta a ser votada no plenário. Como a votação na comissão foi apertadíssima, decidida pelo voto de minerva do relator, Luciano Ducci (PSB-PR), acredita-se que eles poderiam ter chance.

Em tese, pelo regimento a aprovação na comissão já libera o projeto para seguir ao Senado. Mas esse recurso está travando tudo. Um acordo obtido por Ducci e outros deputados nessa semana, porém, tenta reverter o jogo. A ideia vai ser tentar derrubar em plenário o recurso. A data de fim de novembro já é consenso.

A cannabis medicinal tem bons resultados em inúmeras doenças resistente a outros tratamentos. O projeto em tramitação na Câmara prevê que seja permitido o plantio da cannabis no país desde que com autorização e fiscalização do governo.

Seria uma excelente notícia para crianças que têm convulsões, pessoas com depressão e pacientes de doenças como Alzheimer. Mas os conservadores temem a planta por ser a mesma de onde se extrai a maconha para uso recreativo.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Há saída para a violência?

Há que se ter coragem para assumir, em espaços conservadores como o Poder Judiciário, posturas contramajoritárias como as que propõe a Justiça Restaurativa

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima