Assembleia, MP, Judiciário, TC e Defensoria pedem 9,32% de reajuste

A Assembleia Legislativa do Paraná colocou em trâmite nesta quarta (16) cinco projetos de lei prevendo reajuste de salários de órgãos públicos do estado. Ministério Público, Assembleia, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública protocolaram projetos prevendo 9,32% de reajuste para seus funcionários.

Todos chegaram no mesmo momento e prevendo exatamente o mesmo índice, o que leva a a crer numa ação coordenada entre as cinco instituições, provavelmente, para reduzir o desgaste votando todos os projetos de uma única vez.

O reajuste beneficia em grande medida pessoas que já têm os salários mais altos do poder público local. Basicamente, o pessoal que trabalha nos prédios de mármore e granito no Centro Cívico de Curitiba.

Enquanto isso, a massa do funcionalismo teve um reajuste de apenas 3% no final do ano passado, concedido pelo governo Ratinho Jr. (PSD). O cálculo dos sindicatos é que os servidores do Executivo (o que inclui professores, enfermeiras, policias, por exemplo), estão com cerca de 30% de defasagem causada pela inflação.

Os projetos foram lidos na sessão, e com isso seguem para a Comissão de Constituição e Justiça. Provavelmente os reajustes serão votados depois do carnaval.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima