Pular para o conteúdo

“Apátridas” é um livro importante sobre um país desimportante

Romance de estreia de Alejandro Chacoff, o crítico literário da revista “Piauí”, cativa pelo esforço de extrair algum sentido de um cenário desolador

Por Admin
“Apátridas” é um livro importante sobre um país desimportante
Publicado:

A maneira como o romance “Apátridas” foi escrito tem um efeito compulsivo. É difícil largar o livro, apesar de não haver um ápice na narrativa – a sequência de eventos narrada por Alejandro Chacoff é monótona, um pouco como a paisagem de Cuiabá, no Mato Grosso, onde se passa a história. Nada chama muita atenção. Nada é muito bonito. Uns personagens são elusivos, outros são canalhas. O pai do narrador consegue ser os dois.

Uma das coisas que chamam atenção é o esforço do protagonista para extrair um sentido desse cenário, dessas pessoas. E desse país. O Brasil não é para amadores, diz a frase de Tom Jobim, e ela é perfeita para “Apátridas”. No sentido de que não se vive no Brasil por amor, mas sim por obrigação ou por falta de opção.

A questão é que o narrador tem, sim, opção de viver em outro lugar. Filho de um chileno com uma brasileira, ele passou a infância nos Estados Unidos, enquanto a mãe fazia uma pós-graduação e o pai supostamente trabalhava num banco – situação confusa que nunca é esclarecida. Depois, a família se mudou para o Chile, até que os pais se separaram. Mãe e filhos voltam para o Brasil e o pai deixa de existir, a não ser por alguns telefonemas que faz a fim de pedir dinheiro para o ex-sogro.

A família da mãe é rica. O avô José é dono de um cartório e tem dinheiro suficiente para distribuir a quem pede, e vários na família contam com essa ajuda. A família é um exemplo comum da classe alta brasileira: religiosa, simples, desinteressada do mundo. Nesse elenco, o avô José se destaca porque é autêntico e bom, não se incomoda de ajudar até o ex-genro parasita. Porém, a compreensão que o livro tem do patriarca da família – e de todos os outros personagens – é ligeira, como se faltasse ao narrador uma disposição maior para decifrar os outros. Ou talvez o problema seja dos personagens e não exista muito que ser decifrado.

Assim que completa 15 anos, o protagonista consegue estudar em São Paulo. Ele quer se tornar um escritor e considera ganhar a vida no campo diplomático, aproveitando o fato de que fala inglês, espanhol e português. Quando termina os estudos e consegue um emprego, uma ocupação que não o interessa muito e que mal consegue explicar, ele troca São Paulo por Londres. A mãe o pressiona a voltar e o rapaz contempla o retorno para o Brasil com o mesmo interesse morno que parece reservar a todo o resto.

 “Apátridas” não é um passeio. Em resumo, é umromance importante sobre pessoas e um país melancolicamente desimportantes.

Serviço

“Apátridas”, de Alejandro Chacoff. Companhiadas Letras, 192 páginas, R$ 49,90.

*

Era mais ou menos assim também com a vida que levávamos naquele lugar novo, o lugar onde eu supostamente nascera. Uma vida viscosa, densa, empelotada. Um ano já havia passado desde a nossa chegada. Apertados no quarto com três camas de solteiro, vivíamos em meio a um drama rococó diário – repleto de gritaria, piadas fora de hora, interrupções constantes na mesa e visitas-surpresa de parentes falidos –, e no começo o que eu mais queria era rejeitar essa vida, cuspi-la fora. Mas era impossível fazer isso. Rejeitar um insulto ou uma piada é algo factível (embora nem sempre seja fácil fazê-lo sem se prestar ao ridículo); mas como rejeitar um modo de vida que vinha de gerações, o próprio ar que se respira? As pelotas insalubres tinham de ser engolidas de uma só vez, com a esperança de que em algum momento mais magnânimo fosse possível apreciar o todo. E é possível apreciar o todo? Não sinto que eu esteja sendo justo ao descrever aqueles anos. Mas ninguém escreve para ser justo.

(Trecho de “Apátridas”, de Alejandro Chacoff.)

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Admin e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120
Tags: paraná

Mais em paraná

Ver todos

Mais de Admin

Ver todos

De nossos parceiros