UFPR retoma calendário em 3 de maio

Vestibular poderá ter uma só fase; aulas de 2021 começam em setembro

 Na última quarta-feira (07), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR se reuniu para discutir e avaliar a retomada do calendário acadêmico. A discussão reuniu representantes docentes, técnicos e discentes e teve cerca de seis horas de deliberação, sendo retomada na manhã de quinta-feira (08) para finalização e votação do calendário. O retorno das atividades letivas foi aprovado por unanimidade.

A resolução levada ao Cepe já vinha sendo discutida desde o final de fevereiro, tendo passado por inúmeras alterações, consultas e contribuições de toda a comunidade universitária. O reitor e professor Ricardo Marcelo Fonseca destaca que a UFPR está buscando dar conta de toda a heterogeneidade existente entre as diferentes áreas da graduação. “Fizemos tudo isso com muito diálogo, ouvindo todas as categorias, atendendo particularmente os nossos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica”, ressalta o reitor.

A partir da sessão extraordinária on-line, o Cepe delineou e votou alterações na redação da minuta, o documento será disponibilizado na página da Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC). Também foi deliberado que o ano letivo de 2021 terá início no segundo semestre, permitindo que os calouros iniciem suas aulas no dia 20 de setembro. “Os novos estudantes da Universidade Federal do Paraná estarão dentro da nossa universidade, ainda que de modo remoto, no dia 20 de setembro”, afirmou Ricardo Marcelo, em vídeo nas redes sociais.

O reitor comentou ainda que a prioridade da universidade é manter o processo seletivo tal como foi idealizado antes da pandemia, com duas fases para aprovação dos candidatos. “Mas se, eventualmente, as circunstâncias epidemiológicas não permitirem que o planejamento prévio à pandemia seja cumprido, talvez nós façamos algumas adaptações no nosso processo de vestibular”, afirma o professor. Cita em sequência que o vestibular pode contar com uma fase única, um número menor de questões e até mesmo a prova de redação no mesmo dia da “fase única”, importante ressaltar que essas adaptações só acontecerão se as circunstâncias epidemiológicas não permitirem o desenvolvimento do processo seletivo tradicional.

Entre as principais decisões do Conselho, também está a alteração e definição de um novo calendário acadêmico para 2020. O ciclo terá início no dia 12 de abril, com a oferta de disciplinas. As solicitações de matrículas pelos estudantes poderão ser feitas através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) de 28 a 29 de abril. O início das aulas do ano letivo de 2020 se dará efetivamente no dia 3 de maio.

Colaborou Mayala Fernandes

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “UFPR retoma calendário em 3 de maio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima