União de PT, PSL e Novo dá presidência da Câmara a Tico Kuzma

Flávia Francischini e Professora Josete completam a Mesa Executiva; Sabino Picolo foi derrotado na tentativa de reeleição

Uma aliança ampla que incluiu Novo, PSL e PT levou o vereador Tico Kuzma (Pros) à presidência da Câmara de Curitiba. A eleição foi feita neste sábado (2) de forma presencial, com comparecimento de todos os 38 vereadores eleitos em outubro. O mandato da presidência é de dois anos.

Tico Kuzma, de 49 anos, está no quinto mandato de vereador. Criado no sul da cidade, disputou sua primeira eleição em 2000, terminando como suplente. Em 2004 conseguiu o primeiro mandato, representando principalmente a região do Capão Raso. Sua lei mais famosa é a Lei Antifumo, que proibiu o cigarro em lugares fechados na cidade.

Na eleição deste sábado, o adversário de Tico seria Sabino Picolo (DEM), que exerceu a presidência nos últimos dois anos. Até a sexta-feira, Sabino tinha maioria, mas perdeu o PSL de última hora – a promessa de um cargo na mesa levou o partido de Flávia Francischini a aderir a Tico.

Tico Kuzma é parte da base de apoio a Rafael Greca (DEM), assim como Sabino Picolo. No entanto, sua chapa teve apoio de boa parte da oposição. Os vereadores de PT, MDB e PV decidiram apoiar a oposição a Sabino Picolo.

Com a definição dos cargos, a composição da mesa ficou assim:

  • Tico Kuzma (Pros), presidente
  • Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro vice-presidente
  • Tito Zeglin (PDT), segundo vice-presidente
  • Flávia Francischini (PSL), primeira secretária
  • Professora Josete (PT), segunda secretária
  • Professor Euler (PSD), terceiro secretário
  • Mauro Ignácio (DEM), quarto secretário

Será a primeira vez que dois dos três cargos mais importantes serão exercidos por mulheres. Flávia Francischini e Professora Josete terão o papel de comandar a Câmara no dia a dia, junto com o presidente eleito. Os demais cargos só têm função caso um dos três titulares falte e precise ser substituído.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

As cozinhas do Ipiranga

Guardávamos boas lembranças das visitas ao Museu do Ipiranga, em São Paulo. Lembrava das escadarias centrais, da sala com a pintura do quadro que retrata o Grito da Independência, dos corredores e a exposição de carruagens, além de um ou

Leia mais »

Há saída para a violência?

Há que se ter coragem para assumir, em espaços conservadores como o Poder Judiciário, posturas contramajoritárias como as que propõe a Justiça Restaurativa

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima