Alvaro Dias avança na reabertura da Estrada do Colono

Reabertura traria prejuízos ambientais gigantescos para a Mata Atlântica

O senador Alvaro Dias (Pode) está trabalhando intensamente nesta semana pela aprovação nas comissões do projeto que permite a reabertura da Estrada do Colono, que liga o Oeste e o Sudoeste paranaense.

A estrada está fechada há décadas por causa dos estragos ambientais que causava – o trecho de 17 quilômetros corta o Parque Nacional do Iguaçu, perto da tríplice fronteira.

Há dois projetos em Brasília que tentam a reabertura – que, na verdade, exigiria a reconstrução da estrada, uma vez que ela foi totalmente tomada pela vegetação desde o fechamento.

Um dos projetos é do deputado Vermelho (PSD), mas está com a tramitação suspensa na Câmara dos Deputados. O outro é originalmente de Assis do Couto (PDT), e foi retomado por Alvaro.

Nesta terça, Alvaro pediu prioridade para o projeto para que seja aprovado na Comissão de Infraestrutura. É possível que o projeto seja votado já na próxima semana, o que o deixa a uma comissão da aprovação.

A última comissão que analisa o projeto é a de Meio Ambiente, que tem a palavra final sobre o assunto, já que esse tipo de projeto não precisa ir a plenário.

O projeto tem apoio de uma série de políticos da região, e ganhou força com o lobby político de gente que depende de votos no Oeste e Sudoeste. No entanto, são muitos os prejuízos ambientais, conforme mostram todos os estudos sobre o assunto.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Há saída para a violência?

Há que se ter coragem para assumir, em espaços conservadores como o Poder Judiciário, posturas contramajoritárias como as que propõe a Justiça Restaurativa

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima