Um clitóris no plenário

Vereadora deu aula de educação sexual a colegas no plenário da Câmara

“Vossas excelências hoje vão falar de sexo no plenário da Câmara de Curitiba”, disse a vereadora Maria Letícia (PV) ao apresentar proposta de lei no último dia 13. Projetando a imagem gigante de um clitóris para os vereadores presentes, a parlamentar declarou que “a saúde sexual vai além da ausência de doenças”, e reiterou: ”é preciso falar de sexo dentro do plenário”.

A proposição, que foi aprovada em primeiro turno com amplo apoio dos vereadores, institui a Semana de Conscientização da Saúde Sexual e Reprodutiva no Município de Curitiba, a ser realizada, anualmente, na segunda semana do mês de agosto. O objetivo é alertar e prevenir a gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis e abusos, dentre outras questões. Para a vereadora, que é também ginecologista, o “desastre” acontece “quando nem homens nem mulheres conhecem seu corpo de uma maneira plena. O que me preocupa é que poucas pessoas, principalmente os jovens, recebem a preparação adequada.”

Proposta semelhante já havia sido apresentada por Maria Letícia em 2018. Na época, o texto instituía não apenas a semana temática, mas também o oferecimento de “ações educativas em locais estratégicos e de fácil acesso à comunidade.”

A atribuição de ações e atividades ao Poder Executivo e a necessidade de apresentar estimativa de impacto orçamentário seguraram o projeto inicial. A nova proposta retira a responsabilidade do Executivo e se limita apenas a criar a data comemorativa.

Colaborou Rafaela Moura.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Há saída para a violência?

Há que se ter coragem para assumir, em espaços conservadores como o Poder Judiciário, posturas contramajoritárias como as que propõe a Justiça Restaurativa

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima