Em clima de Copa do Mundo, Assembleia sela privatização da Copel

Votações finais garantiram vitória do governo no projeto que privatiza a elétrica paranaense

Em clima de feriado extraoficial animado pelo primeiro jogo da seleção brasileira no Mundial do Catar, o governo Ratinho Jr. conseguiu encerrar na Assembleia Legislativa (Alep) a análise do projeto elaborado para tirar a Copel do controle do Estado. As votações finais nas sessões extraordinárias da manhã desta quinta-feira (24) selaram a privatização da companhia em um processo que recebeu críticas por tramitar em ritmo atropelado. Uma proposta de audiência pública para expandir o debate sobre o tema foi rejeitada pela massiva base do governador na Casa.

Todas as cinco emendas submetidas ao projeto – quatro pela oposição – foram recusadas. Por manobra do governo, elas foram votadas em bloco, não uma a uma. Assim, em pouco menos de duas horas, o plenário decidiu dar aval à decisão de Ratinho em reduzir de 31,1% para no máximo 15% o capital total do Paraná sobre estatal. A iniciativa também encolhe de 69,7% para 10% a participação do governo nas ações ordinárias, as que garantem direito a voto nas assembleias.

O Executivo garante manter poder de veto neste modelo que agora torna a Copel uma companhia de capital pulverizado, ou seja, sem controlador. O novo desenho do quadro acionário ainda depende de avaliação do Tribunal de Contas e deve enfrentar contestações na Justiça.

Ainda nesta quarta-feira (24), a oposição da Alep entrou com mandado de segurança para suspender os efeitos da votação. Eles pedem que o Tribunal de Justiça do Paraná reconheça vícios no processo de submissão e apreciação do projeto, por segundo diz o documento, não ter cumprido os preceitos mínimos do trâmite legislativo.

À Corte, eles contestaram a falta do acesso público ao estudo do Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE) elaborado para embasar o PL da privatização. Somente nesta quinta, já com a 1ª votação do projeto garantia, o governador tornou público o documento.

O projeto de lei da privatização da Copel chegou na última segunda-feira (21) ao legislativo junto a outras 16 propostas, todas encaminhadas em regime de urgência e muitas delas também polêmicas, como a que retira autonomia do Colégio Estadual do Paraná e da Biblioteca Pública do estado. Ao longo da semana, outros PLs do Executivo chegaram aos parlamentares. Um deles propõe a concessão por 40 anos à iniciativa privada de três hospitais do interior.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Em clima de Copa do Mundo, Assembleia sela privatização da Copel”

  1. BASE ALIADA DO RATO JR:
    CANALHAS,
    CANALHAS, CANALHAS!!!!!!

    por Ana Albara
    “Deputado da base aliada a Ratinho Jr ao ser questionado porque a venda da Copel não foi citada na campanha:

    “Ahh é porque a gente preferiu discutir costumes”

    Costumes?! O que isso significa? Significa que o cara sabe que isso é prejudicial ao povo e ele teve que embromar na resposta.

    Estão enfiando a venda da Copel guela abaixo do povo, uma empresa lucrativa e nossa!

    Se preparem pra receber um serviço nos moldes de empresas como uma Oi da vida, preços abusivos e contratos picaretas, falta de manutenção e pouco interesse em instalar os serviços em áreas distantes dos centros urbanos.

    Não há razão alguma para a privatização a não ser o lucro nas mãos de poucas pessoas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima