Requião inventou frase sobre senador “tchutchuca e tigrão” em 2001

Alvo eram os irmãos Dias, que se recusavam a assinar CPI contra governo de FHC

A brincadeira que Zeca Dirceu fez com Paulo Guedes, sobre alguém ser tchutchuca e tigrão na política, foi inventada há quase vinte anos pelo então senador Roberto Requião.

Na época, Requião queria derrubar Alvaro Dias, que viria a ser seu principal adversário na disputa pelo governo. Alvaro, que estava no PSDB, se recusava a assinar uma CPI que investigaria atos de corrupção no governo tucano de FHC.

Requião saiu-se com essa. Disse que havia senadores que no Paraná eram tigrões, mas que eram tchutchucas em Brasília. Acuados, Alvaro e Osmar Dias assinaram a CPI e foram expulsos do PSDB.

Alvaro acabou tendo de ser candidato pelo PDT, um dos fatores que o levou a perder a eleição para Requião no segundo turno.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

As cozinhas do Ipiranga

Guardávamos boas lembranças das visitas ao Museu do Ipiranga, em São Paulo. Lembrava das escadarias centrais, da sala com a pintura do quadro que retrata o Grito da Independência, dos corredores e a exposição de carruagens, além de um ou

Leia mais »

Há saída para a violência?

Há que se ter coragem para assumir, em espaços conservadores como o Poder Judiciário, posturas contramajoritárias como as que propõe a Justiça Restaurativa

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima