Aliança Francesa e Cine Passeio realizam dois cine-concertos

Grupo SZ realiza cine-concerto com trilha sonora ao vivo de uma animação japonesa e de um clássico do cinema político

O cine-concerto é uma forma de espetáculo híbrido que mistura cinema e música. Ele funciona como uma sessão de cinema tradicional, mas com a diferença de que a trilha sonora do filme é executada ao vivo por um ou mais músicos. Esse projeto, idealizado pela Aliança Francesa, conta com o apoio do Institut Français, da Embaixada da França no Brasil e da Spedidam.

Aliança Francesa

Na próxima semana, quem se apresenta no Cine Passeio é o Grupo SZ, composto pelos irmãos Litzler, Franck e Damien, especialistas no gênero e conhecidos na cena musical francesa. A proposta deles é produzir uma música para cinema que misture rock, música eletrônica e jazz.

“Soy Cuba”

Na terça-feira (11), às 20h, haverá a apresentação do cine-concerto baseado em um fragmento do filme “Soy Cuba”, de Mikhaïl Kalatozov. Clássico russo, “Soy Cuba” foi negligenciado em sua primeira exibição em 1964. O filme sobre a revolução cubana, destinado a servir de propaganda para o governo de Fidel Castro, não agradou as autoridades soviéticas nem as cubanas. Apenas em 1992 a obra foi redescoberta e reconhecida, com o apoio de Martin Scorsese e Francis Ford Coppola para sua difusão.

SZ criou o cine-concerto sobre o filme “Soy Cuba” em 2011. A dupla se destaca mais uma vez pela ambientação colorida e excêntrica de uma obra cinematográfica importante, mas pouco conhecida e comentada.

“Komaneko”

Quarta-feira (12), a programação do cine-concerto pega embalo no Dia das Crianças. Pela manhã, às 10h30 e às 11h30, o Grupo SZ fará duas apresentações do cine-concerto “Komaneko”, também no Cine Passeio, reunindo curtas-metragens de animação dirigidos pelo diretor japonês Tsuneo Goda.

“Komaneko”, que significa “o gato que tira fotos”, é um filme de animação capaz de agradar não só crianças, mas qualquer pessoa que goste de animações inteligentes e poéticas.

Cine-Concerto

“Soy Cuba”, de Mikhaïl Kalatozov. (Rússia, 1964, branco e preto, 1h15.)
Trilha sonora ao vivo com Grupo SZ. Terça-feira (11), às 20h. Classificação indicativa: 18 anos. Entrada gratuita. Confira aqui.

“Komaneko”, de Tsuneo Goda (Japão, 2006, Animação, 35 min.)
Trilha Sonora ao vivo com Grupo SZ. Quarta-feira (12), em dois horários: às 10h30 e às 11h30. Classificação indicativa: livre. Entrada gratuita. Confira aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima