Por que terceirizar o setor financeiro da sua empresa?

A implementação do BPO financeiro tem se tornado cada vez mais popular entre micro e pequenos empreendedores por reduzir custos e permitir que o foco do empresário esteja na estratégia de negócios

Uma das tendências no mercado empresarial brasileiro é a terceirização de processos de negócios, sejam eles administrativos, jurídicos, contábeis ou de marketing. Com a popularização do procedimento, diversas empresas têm investido também na transferência da gestão do setor financeiro a corporações especializadas em Business Process Outsourcing (BPO), ou terceirização de processos comerciais, em português. 

O BPO Financeiro nada mais é do que a contratação de pessoas especializadas na área de finanças para serem as responsáveis por essa parte do serviço na empresa. A ideia é delegar tarefas que não fazem parte do core business do empreedimento (aquilo que está diretamente ligado ao foco de atuação) a uma equipe capacitada. 

Isso significa que, com profissionais especialistas encarregados das demandas financeiras, a empresa pode se concentrar na tomada de decisões estratégicas para alavancar o negócio. Além de reduzir os custos operacionais, o BPO é uma forma de gerar o processo financeiro de modo seguro e qualificado.

BPO em Curitiba

O processo de terceirização de operações empresariais vem se estabelecendo no Brasil desde os anos 2000, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. No Paraná, a implementação do BPO financeiro é novidade, e foi em razão da carência de empresas que prestassem este tipo de serviço no estado que a curitibana CK Business foi fundada, em 2016.

“No início, pelo perfil do curitibano de ser desconfiado, conservador, eu acreditava que o BPO não seria uma tendência aqui. Mas o entendimento de que o BPO Financeiro nada mais é do que o operacional da empresa aliado à gestão, ao estratégico, faz com que os empresários que realmente acompanham as tendências, terceirizem.” 

Kelly Coutinho, CEO da CK Business.

Kelly explica que a empresa é uma solução para os micro, pequenos e médios empresários na parte operacional financeira, que é fundamental para o funcionamento e crescimento do negócio. “A educação financeira é muito importante para que a gente tenha essa cultura de controle de gestão. Mas a gente percebe que o financeiro sempre foi deixado de lado e ele é um departamento vital para uma empresa. Não é uma coisa tão fácil que qualquer pessoa sem conhecimento possa tocar.” 

Segundo a CEO da CK, que atua há mais de 25 anos na área financeira, o principal benefício de terceirizar os serviços financeiros de um negócio é a otimização do tempo. Contando com uma equipe personalizada, a diretoria da empresa pode focar na estratégia do negócio, se descarregando de algumas funções secundárias de gestão empresarial.

O trabalho da CK Business envolve desde a execução da rotina administrativa financeira do negócio, inclusão de notas, follow up de pagamento, gestão de contas a pagar, inclusão dos pagamentos no banco, faturamento, envio de boletos para clientes, até a apresentação de um relatório para planejar o orçamento da empresa (análise de despesas e receitas, andamento de projetos e contatos com clientes, situação do caixa e projeção para o próximo mês).

Com isso, a empresa pode ter uma redução de custos operacionais de, no mínimo, 30%, além do aumento de eficiência e melhoria contínua nos processos. “O empresário vai ter as informações de ponta diariamente, aconselhamento, investimento, acompanhamento, tudo de forma com que fique mastigado para ele tomar a decisão, sem ele precisar fazer, refazer conferir…Terceirizar tira todas as dores de cabeça que o mercado de trabalho traz para a empresa, você não se preocupa com encargos, benefícios, férias, atestados, etc”, diz. “Quem quer crescer e aumentar as vendas terceiriza todos os departamentos que não são o core business da empresa.”

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima