Pular para o conteúdo

"Rotação" leva dança, teatro e performance para o Teatro Zé Maria

Com Giovanni Venturini e Lívea Castro, o espetáculo usa escadas para criar um espaço onde o público faz parte da cena

"Rotação" leva dança, teatro e performance para o Teatro Zé Maria
Publicado em:

Inspirados em questões poéticas e contemporâneas, o ator Giovanni Venturini e a dançarina Lívea Castro estreiam em Curitiba, nesta quinta-feira (30), sua nova criação. "Rotação" é uma obra em que, acompanhados de dezenas de escadas, os artistas movem-se oferecendo encontros que multiplicam os modos de olhar e estar - em cena e no mundo. A temporada do espetáculo vai até 16 de junho, no Teatro José Maria Santos.

A obra

"Rotação" busca expandir e tensionar a aliança entre corpos. O ponto de partida-encontro é a relação entre Giovanni e Lívea, que convidaram, para esta empreitada, o diretor Fernando de Proença. “Quando começamos a pensar o projeto, entendemos que precisávamos de alguém que tivesse experiência de trânsito entre as linguagens da dança e do teatro, e principalmente, alguém que pesquisasse sobre o encontro", fala a dançarina.

A partir de textos, movimentos, interações e trocas entre performers e plateia, a cena estabelece diálogos sobre questões da vida. Giovanni Venturini conta que “A relação e o encontro com o público é um fator importante dessa peça e desse diálogo que se constrói. Apesar de termos uma estrutura fechada, existe a possibilidade de inúmeras aberturas a partir do outro, criando assim uma dramaturgia única a cada dia”. Trata-se de uma peça sobre perspectivas variadas de encontro que lança convites para o público viver e seguir até o fim. É preciso virar o olhar para o outro lado, enxergar por diferentes prismas.

De acordo com o diretor do trabalho, Fernando de Proença, a peça “investe, a partir das relações entre artistas, público, escadas e espacialidade, na abertura de um diálogo entre Giovanni, Lívea e participantes que, na experiência de viver a gestualidade de subir e descer, ativam em seus corpos variações de presença, perspectiva e encontro”. Ele continua: “Rotação é sobre encontrar na cena e fazer, gentilmente, movimento lado a lado".

Peça “Rotação”

Temporada de estreia de 30 de maio a 16 de junho, de quinta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h, no Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 - São Francisco, Curitiba). Entrada gratuita com retirada de ingressos 1h antes da sessão. Duração de 50 minutos e classificação para 14 anos ou mais.

A peça conta com intérpretes de Libras aos sábados e possui, em sua dramaturgia, aspectos descritivos, que também permitem a fruição por parte de pessoas cegas.

Newsletter

O que aconteceu em Curitiba e no Paraná hoje, em cinco minutos

De segunda a sexta, no fim do dia, direto no seu e-mail.

Sem spam. Você pode cancelar quando quiser.

Falta um passo

Enviamos um link para o seu e-mail. Clique nele para confirmar o cadastro.

Não conseguimos concluir agora. Tente de novo em instantes.

Rogerio Galindo

Rogerio Galindo

Jornalista, um dos fundadores do Plural.

Todas as reportagens

Mais em Política no Paraná

Ver todos

Mais de Rogerio Galindo

Ver todos