Podcast: Gurgel, o homem que criou um carro 100% brasileiro

“Quero te apresentar uma pessoa” é um programa semanal dedicado a biografias brasileiras

Quem tem menos de 40 anos talvez nunca tenha visto um carro brasileiro andando pelas ruas, mas eles existiram. O episódio de “Quero te apresentar uma pessoa” desta semana fala do empresário que levou mais longe a ideia de um carro cem por cento nacional, João Roberto Amaral Gurgel.

Nascido no interior de São Paulo, Gurgel desde cedo foi fascinado por criar um carro brasileiro, e conseguiu. Usando materiais inovadores, como fibra de vidro, ele inventou primeiro carros de aventura e depois veículos de passeio. Modelos como o Xavante e o BR-800 marcaram história no Brasil dos anos 70 e 80.

A fábrica de Gurgel acabou não resistindo ao tempo, mas seu sonho durou bastante e empolgou muita gente. Num país que ainda hoje só tem montadoras de veículos estrangeiros, essa história é um refresco importante para a memória.

“Quero te apresentar uma pessoa” é um programa semanal dedicado a biografias brasileiras. Entre os personagens já biografados estão Nair de Tefé, César Lattes, Bertha Lutz, o Visconde do Rio Branco e o padre José Maurício Nunes Garcia. O programa estará disponível nas principais plataformas de podcasts, sempre aos sábados.

Com apresentação de Sandi Bart, o podcast tem patrocínio do Colégio Esic Internacional. A primeira temporada será composta de 12 episódios.

Siga nas plataformas:

Spotify

Deezer

Apple

Google Podcasts

Spreaker

Podcast Addict

Podchaser

JioSaavn

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Podcast: Gurgel, o homem que criou um carro 100% brasileiro”

  1. Quando criança em São Mateus do Sul lembro que a Petrobras usava os carros da Gurgel para locomoção dos funcionários dentro da unidade. Meu pai trabalhava lá e eu achava que eram exclusivos da empresa.
    Parabéns pelo podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima